CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Nos 51 anos do Liceu Ludgero Lima director nomeia degradação do edifício e do mobiliário escolar como “maior dificuldade” 24 Abril 2018

O director do Liceu Ludgero Lima (LLL), José Cândido, considerou, no Mindelo, que a degradação do mobiliário escolar, do próprio edifício e a necessidade da reactivação dos laboratórios constituem os “grandes desafios” do liceu.

São Vicente: Nos 51 anos do Liceu Ludgero Lima director nomeia degradação do edifício e do mobiliário escolar como “maior dificuldade”

No dia em que o estabelecimento de ensino secundário celebra os 51 anos da inauguração do edifício, José Cândido nomeou ainda a escassez do pessoal operacional como “mais uma dificuldade”.

É que, assinalou o responsável, “muita gente foi para casa” por antecipação da aposentação e as escolas, de uma forma geral, quase que ficaram “despidas de funcionários”, o que constitui uma “dificuldade tremenda” na gestão da escola “sem funcionários”.

O responsável indicou que o Ministério da Educação encontra-se “ao corrente de todos os problemas” do Liceu Ludgero Lima, mas que ainda não teve “luz verde” sobre a introdução dessas obras no edifício, bem ainda a substituição do mobiliário das salas de aula.

“Temos que melhorar as condições nas salas de aula, reactivar os laboratórios, que neste momento praticamente não funcionam e deixam imensa falta”, concretizou a mesma fonte, sem esquecer, apontou, o próprio edifício que “precisa urgentemente de obras de requalificação”.

No entanto, o director do LLL mostrou-se “agradado” com a movimentação de várias gerações de ex-alunos do liceu que estão a equacionar formas de apoiar a escola, com equipamentos e apadrinhamento de salas de aula, e permitir que cada geração de um determinado ano, por exemplo, assuma a requalificação de uma sala de aula.

“São procedimentos que, a concretizar-se, trarão melhorias dias no futuro ao liceu”, sintetizou a mesma fonte.

As comemorações dos 51 anos do LLL, com foco na comunidade educativa, alunos, professores, pais e encarregados de educação e funcionários, englobam diversas actividades, como provas desportivas que estão a decorrer desde o mês de Março, palestras, exposições, feiras de ciência, feira de gastronomia, e culminam hoje com uma corrida massiva, gincana, mega-aula de educação física, acrobacia e aeróbica e um sarau cultural, entre muitas outras actividades.

Actualmente, o Liceu Ludgero Lima tem uma população estudantil de cerca de 1500 alunos, apoiados por 98 professores e 15 funcionários operacionais.

O liceu, que tem como patrono o combatente da liberdade da pátria e ex-funcionário do estabelecimento, Ludgero Lima, foi inaugurado no ano lectivo 1967/68 e o seu aniversário comemora-se a 24 de Abril.

Designado inicialmente de Liceu Nacional de Cabo Verde, iniciou as suas actividades numa casa pertencente ao Senador Augusto Vera-Cruz, na Praça Nova, passando mais tarde para outra instalação, o Liceu Velho, e, finalmente, para um edifício construído de raiz, na Chã de Cemitério, onde se mantém até hoje. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project