NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente/Cultura de Luto: Morreu aos 60 anos o ativista cultural Hernani Moreira 04 Outubro 2021

A cultura está de luto com o ativista cultural sanvicentino Hernani Moreira, de 60 anos, que morreu, este domingo, no Hospital Baptista de Sousa (HBS), onde estava internado. Hernani Moreira, que foi um grande amigo e colaborador do jornal A Semana, era tido como um dos dinamizadores da cultura e uma “referência da moda” em São Vicente, ilha onde criou a agência de moda “Ilhéu Fashion”, que promovia eventos dedicados à moda. Para história do Mindelo fica ainda « B.Leza, Morna, Jaaz», que foi um dos espaços mais emblemáticos de animação musical que Herani criou junto da Avenida Marginal.

São Vicente/Cultura de Luto: Morreu aos 60 anos o ativista cultural Hernani Moreira

Conforme lembra a Inforpress , dos eventos realizados pela “Ilhéu Fashion”, destaca-se o Cabo Verde Fashion Week, que contou com a participação de modelos de São Vicente, da Praia, do Sal, da Boa Vista e de outras ilhas, além de desfiles de moda com estilistas nacionais e internacionais como são os casos de Vanessa Monteiro, Mirte Graça, Cinzo Gamboa, Zanny Moreno, Mozzer Lima, Maria de Lourdes e, ainda, estilistas de Portugal e de Angola.

No entanto, este evento esteve parado alguns anos por causa de problemas de saúde do seu promotor, mas foi retomado em 2018.

Este ano, em Agosto, Hernani Moreira realizou também no Mindelo a Academia de Moda Verão 2021, com a participação de 30 jovens que participaram em workshops sobre moda e auto-maquilhagem para passarela, fizeram ensaios fotográficos, pintura corporal e desfiles pelas ruas da cidade.

Antes, em Junho, o ativista celebrou os seus 60 anos de vida com a entrega de 20 bengalas brancas a deficientes visuais, num ato que contou com a parceria da Associação de Deficientes Visuais de Cabo Verde (Adevic). Mas esperava entregar, no total, 60 bengalas, contemplando 60 idosos de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, revela a Inforpress.

Como grande amante da música, fica para a história de São Vicente um dos espaços emblemáticos que ele criou na sua cidade natal: «B.Leza, Morna, Jazz», que chegou a ser um local de referência de animação musical noturna no Mindelo.
Tendo vivido vários anos na Itália, Hernani Moreira se definia como um lutador por ideais da esquerda democrática.

Hernani foi também um grande amigo e colaborador do Jornal A Semana. O coletivo do Asemanaonline aproveita para apresentar as suas sentidas condolências à família enlutada.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project