CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Oposição dá nota negativa às realizações de 2020 da câmara, mas presidente destaca trabalho social 29 Junho 2021

Os partidos da oposição, na Assembleia Municipal de São Vicente, deram hoje nota negativa ao Relatório de Actividades de 2020 da câmara municipal , mas o presidente destacou o trabalho social , enaltecendo a execução de 94, 75 por cento (%) do orçamento.

Segundo a Inforpress que cita o líder da bancada da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), João Fonseca, para a UCID a nota é negativa, porque o presidente, Augusto Neves, não conseguiu convencer ninguém.

“O presidente foi buscar obras do seu mandato , de há 11 anos, e isso mostra que ele não tem nada para apresentar”, justificou o político da UCID.

Mesma opinião teve o líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Jean da Cruz, para quem o presidente apresentou um relatório de 10 anos atrás, quando se esperava uma apresentação das realizações do ano de 2020.

“O que é que se tem concretamente de 2020. De facto, em termos de informações não temos nada. E depois, temos uma câmara que foi mudada praticamente em dois terços, em que entraram outros vereadores que não são do mesmo partido, mas isso não reflecte no relatório”, adiantou.

Para o representante do Movimento Más Soncente (MIMS, oposição), Albertino Gonçalves, a apreciação é negativa, pela sua análise, mas também do ponto de vista da matemática e da falta de ligação com o Orçamento e o Plano de Actividades de 2020.

“Há obras que foram orçamentadas e não as vemos porque elas estão em repouso”, criticou, apresentando como exemplo a placa desportiva do Madeiral e outras obras que não foram feitas.

No entanto, o líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD, partido que tem maioria na câmara), Flávio Lima, disse que na visão do seu partido o balanço “é muito positivo”.

Isto porque, explicou, “foi um ano atípico, por causa da situação da pandemia, mas há várias realizações nas diversas áreas, como no ambiente, no saneamento, na educação , no desporto e , principalmente, na saúde”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, defendeu que, mesmo sendo um ano de pandemia, o seu executivo conseguiu, prossegue a Inforpress, realizar 94,75% do plano do orçamento aprovado em 2020 . Para ele, o maior destaque foi o trabalho feito na área social.

“Conseguimos dar um grande apoio à delegacia de saúde, distribuir centenas de cestas básicas às famílias mais carenciadas e percebemos que, tendo em conta o estado de emergência, muitos ficaram sem trabalho. Conseguimos fazer um trabalho graças ao Cadastro Social Único, fizemos distribuição de casas e acho que esta parte social neste momento é o mais importante”, explicou o autarca, para quem foi feito muito graças ao trabalho de todos, conclui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project