SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: PAEF surpreendido cada vez mais com o número de pessoas interessadas em exercício físico, mesmo com a pandemia da covid-19 02 Agosto 2021

Com 3 anos de existência no Mindelo e resultados muito positivos, a Prescrição Atividade e Exercício Físico (PAEF) já conta com mais de 150 pessoas interessadas em cuidar cada vez mais da saúde e do bem-estar. A maioria, que são mulheres, tem focado assiduamente mais na perda de peso, conforme o instrutor físico e um dos responsáveis do grupo. O receio da desistência foi uma das preocupações da PAEF, por causa da pandemia, mas que acabou por ser ultrapassado e agora vem atraindo mais interessadas.

São Vicente: PAEF surpreendido cada vez mais com o número de pessoas interessadas em exercício físico, mesmo com a pandemia da covid-19

Em conversa a este diário digital, Valdemar Soares “Vaduca”, jovem instrutor físico e um dos responsáveis da PAEF, conta que inicialmente começou com 5 pessoas, e que agora se encontra entre 150 a 160, que de segunda a sexta-feira trabalham o corpo para manter a saúde em dia.

O grupo de jovens recém-formados em edução física na UniCV tem conseguido atrair cada vez mais pessoas para os treinos, em 5 localidades de São Vicente: Chã de Alecrim, Monte Sossego, Ribeira da Craquinha, Ribeirinha e São Pedro.

O maior receio do PAEF, segundo Vaduca, era que a pandemia viesse parar este negócio, mas a situação foi outra, quando se fala numa “maior demanda”, e logo houve a necessidade de acrescentar mais elementos para prestação de serviço.

O grupo que é composto por 7 instrutores de educação física, dos quais 4 são fixos e 3 prestam serviços. Tem sabido lidar com a faixa etária dos 18 aos 50 anos, adaptando as atividades de acordo com o contexto pandémico.

Para reconquistar o seu público alvo e resgatar a confiança das pessoas por causa desta pandemia, Vaduca explica que foi preciso investir na comunicação e imagem do PAEF, através das redes sociais, dando a conhecer todos os cuidados adotados durante os treinos, para a prevenção da doença.

O grupo de instrutores tem evitado trabalhar com materiais para treinos pela segurança das pessoas. “Antes usávamos material para os treinos, mas por causa da Covid-19 estamos a trabalhar somente o peso corporal ou calistenia (treinos feitos com o próprio peso do corpo) fazendo vários tipos de treinos que inclui perda de peso, treinos mais intensivos, treinos de glúteos abdominais e pernas, aeróbica, entre outros”, esclarece.

A mesma fonte aponta que a perda de peso tem sido um dos objetivos a alcançar pela maioria das mulheres e representa 90% das pessoas que estão no PAEF e “já tivemos pessoas que já perderam 15, 20, 30 quilos através das nossas estratégias de treinos”. Já os outros 10%, completa, são as pessoas que tentam ganhar um pouco mais de massa muscular.

O instrutor explica ainda que, a maior parte das pessoas que frequentam a PAEF são residentes de Ribeirinha, onde o grupo optou por criar 2 grupos com horários diferentes para se fazer os treinos no máximo 30 pessoas.

“Eram muitas pessoas interessadas, mas tivemos que aceitar um dado número de pessoas por causa dessa pandemia e tivemos que fechar as inscrições apesar da muita procura”, lamenta este responsável.

No futuro, a ideia deste jovem ainda continua a ser a abertura de um ginásio, mas que os treinos ao ar livre continuam a ser uma prioridade que traz muitos benefícios a saúde, principalmente quando se trabalha somente com o peso corporal.

O mesmo quer completar as suas atividades com a introdução de uma nutricionista no grupo e lançar pacotes diversos e completos.

Os espaços nas escolas básicas, frisa, são liberados pela delegada da educação, o que não implica nenhum custo, mas em compensação, ajudam no que for necessário nas escolas, tais como manutenção de salas, campos de atividade física, entre outros.

Vaduca espera terminar o processo de oficialização da PAEF e “torná-la uma verdadeira empresa”.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project