Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Penúltimo dia do Mindelact com espectáculos de Portugal e Brasil 11 Novembro 2022

O penúltimo dia do Mindelact, no Mindelo, recebe hoje os espectáculos “Ninguém” do Teatro Bolhão” (Portugal) e “Criatura” da brasileira Bruna Longo, que se dizem “expectantes e ansiosos” de ver a reacção do público mindelense.

São Vicente: Penúltimo dia do Mindelact com espectáculos de Portugal e Brasil

António Capelo, do Teatro do Bolhão, que falava na conferência de imprensa no Mindelo, para anunciar as peças desta sexta-feira, realçou a ligação existente entre Portugal e Cabo Verde através da Academia Contemporânea do Teatro, acoplada ao grupo e existente na cidade do Porto há 22 anos, e por onde já passaram muitos cabo-verdianos.

“Temos essa ligação mais ao coração e o facto de falarmos na mesma língua faz-nos entender muito bem”, sublinhou o actor que traz a Mindelo a peça “Ninguém” e que fala “um pouco” sobre essa questão de ligação.

Segundo a mesma fonte, o texto foi escrito por Zeferino Mota e reflecte sobre a pandemia da covid-19 e qual o papel do teatro e da arte em situações como essas.

Daí, que, ajuntou, o monólogo, que será apresentado hoje no Palco 1, no Centro Cultural do Mindelo, tem muito a ver com referências do teatro português e mostra “um pouco que a arte pode salvar-nos”.

“É uma viagem pela história de muitos actores portugueses e não só, e assumido como um diálogo meu e o público”, explicou António Capelo, que se diz “expectante” de como o público mindelense vai reagir.

Também a brasileira Bruna Longo assegurou estar “muito ansiosa” por conhecer os expectadores de São Vicente e para apresentar, no Palco 2 da Academia Livre das Artes Integradas do Mindelo (ALAIM), “Criatura”, que, em princípio, seria uma adaptação da personagem Frankenstein e “tornou-se numa ficção e romance” da vida da autora Mary Shelley.

O espectáculo, conforme a mesma fonte, estreou-se um pouco antes da pandemia, em São Paulo (Brasil), mas, teve que ser paralisado devido às restrições e volta ao palco em 2022, com apresentações no Brasil, Turquia e agora no Mindelo.

“Então, sinto que o espectáculo está re-estreando, e é a primeira vez que viajo com ele sozinha, estou ansiosa, excitada e muito feliz de estar aqui”, asseverou, Bruna Longo, regozijando-se com o intercâmbio cultural que tem tido oportunidade de ter no Festival Mindelact.

O Mindelact, que decorre no Mindelo desde dia 04, termina neste sábado, 12, com os espectáculos “Borboletas” do holandês descendente de cabo-verdianos Gery Mendes e “Pinha má Kentei” do grupo santantonense Juventude em Marcha.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project