ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Presidente da República pede consenso para se avançar com uma lei-quadro de desconcentração 13 Novembro 2021

O Presidente da República destacou hoje, no Mindelo, necessidade de se encontrar consensos no parlamento para se avançar com uma lei-quadro de desconcentração e poder também levar serviços do Estado às diferentes ilhas do País.

São Vicente: Presidente da República pede consenso para se avançar com uma lei-quadro de desconcentração

José Maria Neves, que falava no Salão Nobre dos Paços do Concelho de São Vicentes, sustentou, segundo a Inforpress, que tal deve ser feito sempre na perspectiva de trazer “mais eficiência, eficácia, qualidade e excelência” em tudo que se faz no País.

Até porque, considerou, o poder local em Cabo Verde tem “crescido e ganhado um novo protagonismo”, e que muito do desenvolvimento regional e local de Cabo Verde nos últimos anos deve-se a acção dos governos municipais, num percurso de descentralização que deve ser motivo de orgulho.

“Mas este é o momento de dar o salto”, declarou José Maria Neves, e criar as condições para que haja “mais poderes e mais recursos”, dentro de uma estratégia de reforço da coesão territorial.

Tal, continuou, pode traduzir-se, consoante os consensos, na criação de “um verdadeiro” poder regional, que permita resolução de um conjunto de problemas de cada ilha a nível da própria ilha, mas também permita “mais qualidade na formação das políticas, mais eficiência na execução e nos resultados e sobretudo mais qualidade” na prestação de serviços aos cidadãos.

“Pode-se ao mesmo tempo criar as condições para reforçar os municípios, dando-lhes mais poder e mais recursos para resolver os seus problemas”, considerou o Presidente da República, para quem há que “acelerar o passo, andar mais depressa”, para garantir a resolução dos problemas que resultam da crise por causa da pandemia, mas também pensar no quadro pós-pandemia, para acelerar o ritmo de modernização e transformação do País.

Num outro momento da visita, o Presidente da República foi questionado sobre a polémica à volta da nomeação da embaixadora da Rússia em Cabo Verde e disse ter recebido “todas as garantias” do Governo, que se encontra “empenhado” em resolver da melhor forma possível este dossiê.

“Já tenho todas as informações, com muita atenção o Governo está a fazer as diligências necessárias para resolver esse problema e espero que o Governo consiga encontrar os caminhos necessários para que seja resolvido e contará com todo o apoio do Presidente da República”, declarou.

Segundo ainda a Inforpress, após a cerimónia no Salão Nobre, o Presidente da República caminhou dos Paços do Concelho até ao Palácio do Povo, sempre acompanhado de Augusto Neves, vereadores e eleitos municipais para uma visita ao local.

À tarde, as 15:00, o Presidente da República assistiu ao jogo Cabo Verde – República Centro Africana, no Estádio Adérito Sena, e à noite, as 21:30, encerrou a edição 2021 do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project