SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Roubos e furtos qualificados com violência à mão armada na CVTelecom e residências 14 Julho 2022

A Polícia Judiciária acaba de deter dois homens suspeitos da prática de vários crimes de roubos e furtos qualificados em São Vicente, alguns dos quais na empresa CVTelecom, em propriedades e residências. Mais violento foi um ataque com facas, garrafas e pedras protagonizado por um dos suspeitos já em prisão preventiva, em parceira com mais dois meliantes, contra dois cidadãos em Monte Sossego, que sofreram ferimentos graves – arrancaram cruelmente a uma das vítimas parte da orelha direita.

São Vicente: Roubos e furtos qualificados com violência à mão armada na CVTelecom e residências

Referindo-se a este caso, a Polícia Judiciária precisa que, através do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM) - Brigada de Combate ao Banditismo, procedeu à detenção no dia 08 de julho, fora de flagrante delito, do referido homem, de 21 anos de idade. Tudo por ter supostamente cometido um crime de roubo na via pública, em comunhão de esforços com outros dois, tendo como vítimas dois indivíduos do sexo masculino com idades compreendidas entre 21 a 23 anos.

«Os factos ocorreram na zona de Monte Sossego, nas imediações da boîte ‘Cristal’, na madrugada do passado dia 15 maio de 2022 do ano em curso, num contexto festivo, durante o qual aproveitaram um momento propício e com recurso a uma arma branca, garrafas de vidro e pedras em que atacaram e agrediram as vítimas, para depois subtrair-lhes os seus pertences», lê-se na nota remetida a este jornal.

Segundo a mesma fonte, uma das vítimas teve lesões na face, na testa, nos lábios e na boca (dente partido). «A outra teve múltiplas lesões, sendo que inclusive arrancaram-lhe uma parte da orelha do lado direito», acrescentou.

A fazer fé na mesma fonte, o detido foi presente no dia 09 de julho ao Tribunal da Comarca de São Vicente para ser submetido ao primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação da medida de coação pessoal pertinente ao caso. «Após o interrogatório, ao mesmo foi aplicada a medida mais gravosa prisão preventiva», refere a nota.

Roubos e furtos qualificados em empresa e propriedades

Ainda segundo a Polícia Judiciaria, o Departamento de Investigação Criminal do Mindelo -Brigada de Combate ao Banditismo, deteve, no dia 11 de julho, fora de flagrante delito, um outro homem, de 35 anos, por ter cometido vários crimes de roubo e furto qualificado, tendo como vítimas a empresa CVTelecom e mais dois indivíduos do sexo masculino, nas respetivas propriedades e residências.

«Os factos ocorreram na zona de Ribeira de Julião, concretamente junto à lixeira municipal e zona de Iraque, entre novembro do ano transato a março do ano em curso, de madrugada, durante os quais e num momento propício, com recurso a arrombamentos, o meliante aproveitou para subtrair vários pertences, nomeadamente cobre, aço, chumbo, alumínio (portas) e ainda um aparelho de telemóvel (que foi recuperado e entregue ao dono), causando assim avultados prejuízos às vítimas», precisa a PJ, realçando que os objetos em causa eram vendidos em sucateiras/ferro velho, existentes na ilha de São Vicente.

Conforme ainda a Judiciária, o detido, que residia na mesma zona em que cometia os delitos, «era conhecido como alguém violento e que costumava ameaçar de morte os moradores do local (ofendidos e testemunhas), caso fosse denunciado».

Garante a mesma fonte que, das investigações levadas a cabo pela Polícia Judiciária desde do mês de novembro a esta data, foi possível juntar um total de cinco processos, que depois de ser solicitado mandados de detenção, fora de flagrante delito, culminou na detenção do suspeito.

«O detido foi apresentado dia 12 de julho ao Tribunal da Comarca de São Vicente para ser submetido ao primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação da medida de coação pessoal pertinente ao caso, tendo sido aplicado ao mesmo a medida de coação apresentação periódica às autoridades policiais», conclui o comunicado da PJ.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project