MÚSICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Terceiro álbum a solo de Constantino Cardoso “Nha ote metade” disponível nas plataformas digitais 27 Dezembro 2022

O terceiro álbum a solo do cantor e compositor sanvicentino Constantino Cardoso, intitulado “Nha ote metade”, que mostra o lado mais tradicional do artista, já está disponível nas plataformas digitais.

São Vicente: Terceiro álbum a solo de Constantino Cardoso “Nha ote metade” disponível nas plataformas digitais

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo próprio artista que explicou que o novo trabalho é composto por músicas tradicionais de Cabo Verde, com um repertório os géneros como morna, coladeira e balada, sendo a maior parte composições da sua autoria.

“A maioria das composições é minha. O CD tem dez faixas, sete das quais são minhas composições. Uma das faixas é uma rapsódia de sete coladeiras antigas, tem ainda um tema composto por Manuel d’ Novas e outro escrito por Álvaro Soares”, revelou Constantino Cardoso.

Segundo o artista, Manuel d’ Novas é a sua referência como compositor de músicas de Cabo Verde pelo que fez questão de gravar as músicas dele e uma música inédita de Álvaro Soares, irmão do seu sogro.

“O Álvaro Soares tinha várias composições e à medida que ele criava uma música ele ia me mostrando as letras. Tenho várias músicas dele guardadas então fiquei com este compromisso de divulgá-las e assim que for gravando CD vou lançando-as”, acrescentou a mesma fonte.

Conforme o artista o álbum “Nha ote metade” começou a ser gizado em Março de 2020, nos Estados Unidos, mas teve de parar devido à pandemia da covid-19 e somente agora foi possível a sua conclusão.

“Sentimento Criol”, “Volta pa terra”, “Nha Ote Metade”, “Nhap Nhap”, “Baloi Bedje”, “Camin de paz”, “Frete D’Intriga”, “Semana Santa”, “Sentimento Maior”, Rapsódia (Camarada Pepe Lope, Tirizinha, So Sabi, Nha Amdjer, Cada, Nha Bulanha) são os temas que compõem o CD.

O novo CD conta com arranjos e produção de Kim Alves e também com a participação de Yannick Almeida, no sopro, Toxtchi Almeida, Carmen Silva e Aline Frederico, no coro, e ainda a contribuição de artistas americanos.

Além deste álbum Constantino Cardoso tem no mercado Uma estória d’ Mindel”, lançado em 2006, com cinco temas da sua autoria e composições de Manuel d’ Novas, Djoya, Manu Ramos, Luís Paris e Calú d’ Bazília e “Ariá”, lançado em 2011, apenas com temas de Carnaval.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project