POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente/UCID: António Monteiro pede a Edson Ribeiro para apresentar cartão de militante “assinado e carimbado” 05 Janeiro 2022

O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), António Monteiro, desafiou hoje Edson Ribeiro a mostrar o seu cartão de militante da UCID, “assinado e carimbado”, que lhe permite candidatar-se à liderança do partido.

São Vicente/UCID: António Monteiro pede a Edson Ribeiro para apresentar cartão de militante “assinado e carimbado”

O líder da UCID falava à Inforpress em reacção às declarações de Edson Ribeiro, que assegurou que é militante do partido e que tem “todas as condições” para se candidatar, e acusou ainda o actual presidente de estar “distraído”.

“Ele tem que apresentar o cartão de militante e com o selo branco do partido e as quotas que tem pago. Tão simples como isso. Ele não é militante, ele participou nas listas para as legislativas, depois disso, como não conseguimos ter na Praia uma organização partidária em condições, falei com ele neste sentido e ele mostrou-se disponível. Mas ele meteu-se na candidatura presidencial de Hélio Sanches de quem é sobrinho e foi mandatário”, explicou o presidente da UCID.

Conforme a mesma fonte, nas presidenciais Edson Ribeiro apoiou Hélio Sanches pelo que se ele fosse militante do partido não o poderia fazer porque a UCID apoiou Carlos Veiga.

“Realmente depois ele veio pedir o cartão de militante, mas a ficha não veio para São Vicente para que eu pudesse assinar. Não foi aceite”, acrescentou António Monteiro, para quem só depois do anúncio da candidatura de Edson Ribeiro é que enviaram a ficha do seu pedido de militância para São Vicente.

O presidente da UCID lembrou que os estatutos do partido obrigam que qualquer pessoa que tenciona candidatar-se à liderança do partido seja militante e tenha as quotas em dia.

Explicou que o facto de Edson Ribeiro ter integrado as listas do partido em Santiago Sul “não quer dizer nada”, porque também os vereadores da UCID na câmara de São Vicente não são militantes do partido.

“Eu gostaria que ele fosse militante e que ele concorresse para dar mais brilho. Ele pode ir ao congresso, mas não pode concorrer. Não pode de forma alguma participar das eleições. Até para participar no congresso o estatuto diz que tem que ser somente os militantes e nós para tentar atrair pessoas temos descurado essa exigência partidária” afirmou.

Mas, segundo a mesma fonte, porque o congresso é o órgão máximo do partido, e se for decidido a entrada de Edson Ribeiro para a Comissão Política ou para o Conselho Nacional a partir desse momento considerar-se-á que ele já é militante.

“O partido é aberto, tanto assim é que Geraldo Almeida é presidente do Conselho Nacional, mas ele não tem cartão de militante. Isto porque Geraldo já foi cabeça de lista em São Vicente e já participou várias vezes em outras listas na Praia e é assessor jurídico no partido”, reforçou.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project