POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: UCID classifica de “vergonhosa” alegada devolução de contas de gerência da câmara pelo Tribunal de Contas 17 Junho 2020

A líder da bancada municipal da UCID (oposição) classificou hoje de “ insólito e vergonhoso” o facto de o Tribunal de Contas, alegadamente, ter devolvido à câmara de São Vicente as contas de gerência de 2017 e 2018.

São Vicente: UCID classifica de “vergonhosa” alegada devolução de contas de gerência da câmara pelo Tribunal de Contas

Em conferência de imprensa para antevisão da posição que os deputados da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) irão assumir na sessão da Assembleia Municipal de São Vicente, que principia esta quinta-feira, Isidora Santos precisou que a sua bancada “exige a actuação das autoridades competentes” para se esclarecer “o imbróglio”.

Aliás, a mesma fonte clarificou que “a falta de transparência” nas contas municipais “é evidente”, a começar, declarou, pela alteração de números em contas de gerência já apresentadas, para além de outras “discrepâncias”.

“Por exemplo, na conta de 2018 o valor arrecadado de receitas correntes era de 695.242.477 escudos, enquanto na conta de 2019 o valor indicado relativamente ao ano de 2018 é de 654.284.165 escudos”, acusou a mesma fonte, uma “diferença significativa”, continuou, entre os dois números.

Mais, a UCID acusa a câmara liderada por Augusto Neves de agregar “valores elevadíssimos” na rubrica ‘Outras Despesas’, “sem que haja uma discriminação pormenorizada” dos gastos.

A título de exemplo, declarou Isidora Santos, a rubrica ‘Outras Despesas’ dos serviços sociais e culturais da edilidade mindelense apresenta um valor de 239.620.000 escudos, ou seja, aclarou, “cerca de 20% do orçamento” da Câmara Municipal de São Vicente.

Na mesma linha, a bancada da UCID na Assembleia Municipal de São Vicente acusou a autarquia de não estar a cumprir os seus compromissos com a banca e os fornecedores, por ter uma dívida interna “elevadíssima” e um serviço da dívida “bastante elevado”, e com serviço juro da dívida a não ser pago na sua totalidade.

Por isso, a UCID concluiu que a câmara tem usado desse “expediente” para se “autofinanciar, fugindo ao crivo da assembleia”, ao mesmo tempo que vai “aumentando ainda mais” a dívida.

Por fim, Isidora Santos pediu à Inspecção de Finanças que mande publicar o relatório de uma alegada “diligência inspectiva” feita à câmara de São Vicente, “há mais de um ano”.

A 11ª sessão ordinária da Assembleia Municipal de São Vicente, prevista para principiar quinta-feira, 18, realiza-se no salão da Academia de Música Jota Monte, espaço capaz de garantir as regras de distanciamento e outros condicionalismos de ordem sanitária.

Conforme a presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, Fernanda Vieira, à Inforpress, no espaço do Salão Nobre dos Paços do Concelho, que vinha acolhendo as sessões do órgão deliberativo, “não é praticável” cumprir as regras de distanciamento e outras derivadas da pandemia do novo coronavírus, causadora da covid-19, pelo que se optou, desta vez, pela Academia Jota Monte.

Sobre o programa da 11ª sessão ordinária, o período antes da ordem do dia, para além da intervenção do público, enquadra ainda a intervenção dos eleitos e da câmara no formato de declarações políticas.

A ordem do dia da sessão, prevista para durar dois dias, quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, engloba um ponto destinado à ratificação das medidas excepcionais e temporárias de resposta à situação provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Os deputados municipais devem ainda apreciar a actividade municipal entre sessões, o relatório escrito de actividades de 2019 e a as contas de gerência do exercício económico do mesmo ano.

A actual Assembleia Municipal de São Vicente é composta por 21 eleitos municipais, sendo 11 do Movimento para a Democracia (MpD), que suporta a câmara, seis da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) e quatro do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV). A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project