POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: UCID pede novo plano de saneamento e operacionalidade de voos nocturnos de longo curso 09 Janeiro 2023

A UCID alertou hoje para a necessidade de um novo plano de saneamento para São Vicente, atendendo à construção de “várias” unidades hoteleiras e do terminal de cruzeiros, e pediu a operacionalização de voos nocturnos de longo curso.

São Vicente: UCID pede novo plano de saneamento e operacionalidade de voos nocturnos de longo curso

A declaração do deputado João Santos Luís foi feita no Mindelo, em conferência de imprensa, para dar conta da mais recente visita de círculo efectuada pelos quatro deputados da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), e que os levou a instituições como a Alfândega do Mindelo, Polícia Judiciária e Câmara de Comércio do Barlavento (CCB), para além da ONG Associação dos Amigos da Natureza.

Era intenção dos parlamentares eleitos pelo círculo eleitoral de São Vicente visitar a Polícia Nacional (PN), mas aqui Santos Luís disse lamentar a “indisponibilidade” dos responsáveis locais da PN em receber os deputados.

Achamos que foi uma falta de respeito para com os deputados nacionais, porque a UCID insistiu com a PN para efectuar essa visita, tendo estado à disposição na quinta-feira, na sexta-feira e hoje, mas a PN alegou sempre indisponibilidade devido a encontros internos”, declarou o deputado, “uma desculpa”, continuou, com a qual a UCID “não concorda”.

Na vertente económica, na sequência do encontro que os deputados mantiveram com a Câmara de Comércio do Barlavento (CCB), a UCID insistiu na necessidade de se operacionalizar os voos nocturnos de longo curso, uma forma de “incrementar a competitividade” do Aeroporto Internacional Cesária Évora.

Aliás, do rol de preocupações já abordadas pela UCID na vertente económica, o deputado mencionou o desejo dos operadores económicos em ver o Governo “fazer baixar um pouco” a taxa do IVA na restauração, “durante algum tempo”, permitindo uma retoma natural, “sem riscos de eventuais despedimentos”.

Isto, continuou, devido “à drástica redução da actividade económica” no sector do turismo, verificada desde 2020, devido à pandemia, apesar de “alguns apoios” do Estado para assegurar os postes de trabalho.

No sector marítimo, o deputado denunciou a saída do País de tripulantes cabo-verdianos à procura de trabalho em outros pontos do globo, o que “desfalca” o mercado cabo-verdiano de tripulação para trabalhar em navios nacionais, pelo que “urge uma tomada de medidas sérias” para equilibrar a situação.

Entre outras questões abordadas com a CCB, o porta-voz dos parlamentares da UCID referiu-se ainda à eleição dos órgãos externos a Assembleia Nacional, com destaque para o Conselho Económico Social, que “muita falta faz ao sistema”, bem como a necessidade de uma reforma da regulação “orientada para o sucesso”, pelo que exortou o Governo a colocar a regulação na sua agenda de prioridades.

Sobre a visita à PJ, a UCID, segundo João Santos Luís, constatou “défice” de recurso materiais, humanos, financeiros e tecnológicos, que tem impedido a polícia cientifica de alcançar os resultados que se esperam no combate à criminalidade, mas também a inexistência de um fundo de maneio para funcionamento e o “número reduzido” de inspectores.

A mesma fonte indicou que neste momento a PJ tem “apenas três inspectores” para dar cobertura aos trabalhos de prevenção e reacção no combate à criminalidade nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, em condições “apropriadas e de segurança”.

Daí que, acrescentou, o anúncio recente do Governo de recrutamento de 25 novos agentes a nível nacional “é exíguo devido às necessidades e exigências” da PJ, principalmente de subchefes, que fazem todo o trabalho operacional.

Como desafios internos e preocupações que, segundo o deputado, devem ser equacionados em 2023 apontou o combate ao tráfico interno, disponibilidade para acções de prevenção, modernização administrativa, construção da sede e desconcentração de verbas, entre outros. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project