ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Um ano de prisão preventiva do advogado e deputado Amadeu Oliveira assinalado com palestra 19 Julho 2022

O advogado e escritor Germano Almeida vai proferir na quarta-feira, 20, no Centro Cultural do Mindelo, em São Vicente, uma palestra para marcar um ano de prisão preventiva do advogado e deputado Amadeu Oliveira.

São Vicente: Um ano de prisão preventiva do advogado e deputado Amadeu Oliveira assinalado com palestra

Oliveira, deputado eleito nas listas da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) pelo círculo eleitoral de São Vicente, encontra-se em regime de prisão preventiva na Cadeia Central de São Vicente desde o dia 20 de Julho do ano passado.

Os organizadores do evento, Maurino Delgado e Rui Matos, em nota distribuída à comunicação social, no Mindelo, indicam que a palestra é uma “iniciativa da sociedade civil”, já que a circunstância da prisão de Amadeu Oliveira levanta “muitas interrogações, dúvidas e desconfiança”.

Sobretudo, continuam, por ele [Amadeu Oliveira] ser um “forte crítico” do sistema judiciário, daí a opinião pública “dever exigir” que o assunto seja “cabalmente esclarecido” e não fiquem dúvidas quanto à “manipulação da justiça para a vingança corporativista do sistema”.

“Como cidadãos, cientes dos nossos direitos, não podemos permitir que a justiça, como pilar fundamental da democracia e do estado de direito, seja posta em causa pelos próprios juízes”, lê-se na nota distribuída à comunicação social.

O advogado e deputado Amadeu Oliveira foi detido no dia 18 de Julho de 2021 no Aeroporto Internacional Cesária Évora, pela Polícia Nacional (PN), em cumprimento a um mandado de detenção emitido pela Procuradoria do Círculo do Barlavento.

A informação, à época, foi avançada em comunicado pelo Comando Regional da Polícia Nacional em São Vicente, detalhando que a detenção ocorreu por volta das 17:36 daquele dia.

Antes, o advogado tinha sido ouvido na Cidade da Praia, na Esquadra de Investigação Anticrime, mas após a detenção em São Vicente foi apresentado às instâncias judiciais nas primeiras horas de segunda-feira, 19 de Julho de 2021, para o primeiro interrogatório, tendo-lhe sido decretado prisão preventiva como medida de coação pessoal.

A 14 de Fevereiro, como resultado de uma Audiência Preliminar Contraditória, Amadeu Oliveira foi pronunciado nos crimes que vinha acusado e reconduzido à Cadeia Central de São Vicente onde continua em prisão preventiva.

O advogado e deputado é acusado pelo Ministério Público dos crimes de atentado contra o Estado de direito, perturbação do funcionamento de órgão constitucional e ofensa a pessoa colectiva.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project