ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Viatura entregue à Inforpress permitirá concretizar o recente protocolo com a RTC – Governante 24 Agosto 2022

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, defendeu hoje que a viatura entregue à delegação da Inforpress em São Vicente permitirá concretizar o recente protocolo assinado entre a agência de notícias e a RTC.

São Vicente: Viatura entregue à Inforpress permitirá concretizar o recente protocolo com a RTC – Governante

Lourenço Lopes teceu estas considerações no acto da entrega da viatura ao representante da Inforpress em São Vicente, Américo Antunes, pelo administrador único da agência cabo-verdiana de notícias, José Vaz Furtado, na presença do delegado da Rádio Televisão Cabo-Verdiana (RTC) em São Vicente, Gabriel Delgado.

Conforme o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, a expectativa é que a Inforpress e a RCT reforcem a cobertura mediática informativa em São Vicente. Isto porque, explicou, a entrega da viatura vai permitir que os dois órgãos públicos tenham a possibilidade de dar cobertura noticiosa a eventos, que acontecem em locais diferentes na ilha de São Vicente, mas à mesma hora.

“Este espírito de colaboração, de parceria e de cooperação entre a RTC e a Inforpress é fundamental para, num país com parcos recursos, tirarmos o maior proveito dos investimentos que são realizados”, frisou Lourenço Lopes.

Segundo a mesma fonte, a entrega da viatura é importante porque ajuda os profissionais a estarem cada vez mais próximos das comunidades porque, salientou, é obrigação dos órgãos públicos, seja a RTC ou a Inforpress, dar voz às populações e às comunidades mais recônditas de Cabo Verde.

“E a Inforpress enquanto agência de notícias deve estar lá onde os outros órgãos não conseguem estar. E estaremos a promover as regiões, a dar voz às populações, a promover as potencialidades das ilhas”, clarificou, lembrando que “os jornalistas têm que ir à procura de factos e assuntos positivos para a sociedade”, mas também “dizer aquilo que não vai bem porque assim estarão a ajudar na governação do País”.

Lourenço Lopes, aproveitou, igualmente, para destacar e reafirmar a sua confiança na administração da Inforpress que, segundo ele, perante parcos recursos tem realizado investimentos na agência que apontam no sentido de melhoria constante das condições de trabalho dos mais de 50 trabalhadores da Inforpress.

“Não só falamos dos meios da mobilidade e da modernização digital, mas também de questões estruturantes como é, por exemplo, a assinatura, ainda este ano de um primeiro contrato de serviço noticioso entre o Estado e a Inforpress que irá permitir a concretização do novo Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) da Agência Cabo Verdiana de Notícias”, afirmou.

O governante reafirmou que a ambição do Governo é que a Inforpress cumpre a sua missão de serviço público e que assuma o papel de combate às notícias falsas e à desinformação e que se afirme como uma agência de notícias de referência no espaço da lusofonia e no espaço africano.

Por sua vez, o administrador único da Inforpress, José Vaz Furtado, disse que foi em Janeiro, aquando da sua visita à delegação da agência de notícias em São Vicente, que prometeu trazer uma viatura que “fazia falta há vários anos”, algo que se concretizou hoje.

“Trouxemos uma viatura com todas as condições para a ilha de São Vicente e achamos que isto aqui vai permitir os jornalistas de São Vicente aumentarem a sua produção em quantidade e em qualidade”, realçou, prognosticando o enquadramento dos jornalistas e a aprovação do PCCS, que já está praticamente concluído, será o próximo passo para atingir a meta do seu primeiro ano de mandato como gestor único.

O representante da Inforpress em São Vicente, Américo Antunes, que ajudou a montar a redacção da Cabopress, em São Vicente, que veio dar à Agência Cabo-verdiana de Notícias Inforpress nos anos 1989/90, lembrou que, daquela data até hoje, todos os titulares da pasta da Comunicação Social neste País, que passaram por essa redacção, levaram sempre a preocupação da necessidade de um meio de transporte.

Pelo que, considerou que se fez história com a entrega dessa viatura e reafirmou o “compromisso de tudo fazer” para conservar este meio de transporte.

“Oxalá nos dê pés para alcançar humanidades mais afastadas e trazer histórias novas para a nossa agência”, vaticinou. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project