Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Candidaturas esperem uma campanha com “tranquilidade” e que seja “racional” 30 Setembro 2021

Neste primeiro dia de campanha, as candidaturas mostram-se confiantes de que as suas mensagens vão sendo assimiladas pelos seus eleitores e que no dia 17 de outubro possam protognizar um novo rumo para Cabo Verde. As aberturas oficiais da campanha continuam a acontecer no Mindelo - hoje foi o ato central com o canidatoJosé Maria Neves em Monte Sossego - que por estes dias vem recebendo os concorrentes à Presidência da República. Alguns optam por deixar para mais tarde as suas ações de campanha e outros atacam logo no primeiro ou segundo dia do arranque oficial da campanha - esperam que o debate decorra «na tranquilidade e de forma racional».

São Vicente: Candidaturas esperem uma campanha com “tranquilidade” e que seja “racional”

Segundo apurou este diário digital, hoje o momento mais alto da campanha eleitoral em São Vicente aconteceu com a candidatura de José Maria Neves, que realizou o seu primeiro comício-festa em Monte Sossego. Além da mensagem do candidato, também interveio o mandatário nacional, Germano Almeida, escritor e Prémio Camões. O ato conheceu também um momento cultural, com atuação de alguns artistas locais. Contamos retomar essa matéria ainda na edição desta sexta-feira do Asemanaonline.

Numa primeira abordagem, este jornal ouviu o mandatário nacional do candidato presidencial Casimiro de Pina sobre os trabalhos de terreno em São Vicente. Mas José Andrade avança que o concorrente De Pina não programou nenhuma ação de campanha esta quinta e sexta-feira na ilha.

Lídio Silva, mandatário da candidatura de Hélio Sanches no Mindelo, diz, por seu turno, que a pré-campanha decorreu quase a 100% à volta da cidade e dos bairros mais populosos, como Ribeira de Craquinha, Monte Sossego, Chã de Alecrim, Bela Vista, entre outros.

Este mandatário acredita que a juventude tem uma “oportunidade única para alavancar Cabo Verde”, de uma forma geral, e que o candidato “Hélio Sanches está vocacionado para isso”, e que tem “muita experiência profissional e humildade” para dar o seu contributo para a nação cabo-verdiana.

Silva aponta que o eleitorado do candidato tem “demonstrado uma “certa simpatia e estão a querer se identificar com a nossa mensagem”. No entanto, a mesma fonte espera “normalidade” no decorrer da campanha e que haja um “debate de ideias, e não um debate entre pessoas” e que abraçar “ideias novas” e “não continuarmos nesta de bater sempre no passado”.

Durante o primeiro dia de campanha procedeu-se à colagem de cartazes e na tarde desta quinta-feira aconteceu uma reunião alargada de concertação. A visita de Hélio Sanches a Mindelo, indica Silva, está prevista para ser no dia 9, mas dependendo das viagens e de programas nas outras ilhas. A candidatura de Hélio Sanches quer avançar a 100% no terreno a partir desta sexta-feira,01, com visitas porta a portas nas zonas de Alto Miramar, Alto Solarine e Alto Santo António.

Em entrevista ao Asemanaonline, o candidato à chefia do Estado de Cabo Verde, Fernando Delgado, avançou, por seu turno, que o mesmo saiu ontem do debate na TCV “consciente que haverá uma 2ª volta” e que o mesmo vai lá estar. “Consegui ver também que há 3 candidatos que vão à 2ª volta, porque haverá um empate técnico entre 2 candidatos e acho que vou estar no empate”, observou este concorrente à Presidência da República.

Fernando Delgado diz acreditar que o eleitorado quer “desvincular da politica”, porque, segundo diz, tem vindo a acontecer “muita infelicidade”, ou seja, “prometem chuva e dão sol”. Por isso, afirma que, a sua mensagem é “mais flexível e no meu rosto mostro a simplicidade e que sou um homem capaz e que quer ajudar o país”. “Eu espero que os candidatos façam uma campanha como eu, ou seja, estou a fazer uma campanha racional. Estamos a viver uma pandemia estamos numa situação difícil e temos que ser responsáveis e inteligentes”, sublinha.

Esta quinta-feira o candidato e a sua equipa visitaram as localidades de São Pedro, Fonte Inês, onde se localiza a sede da sua candidatura, e zona de Espia, com contactos porta a porta. Amanhã, a ideia é continuar o trajeto iniciando em Cruz João Évora, Ribeirinha, Bela Vista, Monte Sossego e no dia 2, Fernando Delgado seguirá para Santo Antão.

Já a mandatária da candidatura de Carlos Veiga em São Vicente, Eva Caldeira Marcos, afirma que a receção do eleitorado às suas mensagens tem sido muito boa.
A candidatura observou que o povo sanvicentino aprecia muito a democracia, estão muito atentos a mensagem, principalmente os jovens.

“Durante esta campanha esperamos esclarecer dúvidas que o eleitorado tenha sobre o nosso candidato e apelar para que as pessoas votem e que tudo decorra sem sobressaltos”, sublinha Eva Marcos. Nesta quinta-feira, a caravana da candidatura de Carlos Veiga esteve em contactos com moradores de Fonte Filipe e Alto Solarine e para amanhã, sexta-feira, será a vez da zona de Fonte Francês.

Entretanto, este jornal não conseguiu chegar à fala com o candidato Gilson Alves para uma opinião sobre essa época de campanha. Mas sabe-se que o candidato arrancou as atividades na tarde desta quinta-feira, em São Vicente, ilha onde cresceu, mais concretamente na zona de Chã de Faneco, Ribeirinha, com uma programação. Amanhã sexta-feira, este candidato desloca-se a Santo Antão, onde durante três dias vai levar a sua mensagem ao eleitorado local.

O candidato a Presidente da República, Joaquim Monteiro, iniciou, por sua vez, a campanha eleitoral em Mindelo na Rua de Lisboa, frente à porta do Palácio do Povo, estrategicamente para estar mais próximo do povo.

O candidato explicou que desta forma quis mostrar aos eleitores que “manterá um diálogo permanente com o povo cabo-verdiano, durante os cinco anos de exercício da presidência”, caso venha ser eleito PR.

Nas presidenciais do dia 17 de outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project