Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Candidaturas estão cientes de que a situação das casas de lata na ilha é preocupante e que o próximo PR terá um papel de influenciador para resolver este problema 10 Outubro 2021

As caravanas das candidaturas às eleições presidenciais de 17 deste mês, lamentam a situação que passam varias famílias, no tocante à falta de uma habitação condigna. As habitações clandestinas, consequência da pobreza, tem ganhado espaço a cada ano, e algumas candidaturas convidam os partidos políticos a verem a situação de perto para se pensar em politicas públicas capazes de, pelo menos, minimizar este problema.

São Vicente: Candidaturas estão cientes de que a situação das casas de lata na ilha é preocupante e que o próximo PR terá um papel de influenciador para resolver este problema

A mandataria Maria Leite da candidatura de José Maria Neves relembra que a politica de habitação condigna é um dos direitos previstos na Constituição da República, e com o projeto “Casa para Todos” o candidato JMN “foi o único governante e o único politico” que teve o “cuidado de lançar mãos”, enquanto governo a construção de habitação condigna para as pessoas.

“A Presidência da República tem um papel importante, mas nas pressões dentro das balizas que a constituição impõe em concertação com o governo, com as instituições competentes delinear uma política de habitação que traga mais dignidade âs pessoas”, salienta a mandataria.

Maria Leite lembra que, quando JMN, enquanto eleito para governar o país durante 15 anos, correu o mundo afora â procura e conseguiu financiamentos para conseguir igualmente criar habitações condignas para as pessoas.

Neste domingo a caravana da candidatura esteve em contato com o eleitorado de Fernando Pó, Ribeirinha 2, Chã de Alecrim, Cruz João Évora, Ribeira Bote, Trás Cemitério, Passarão, Espia e Fonte Francês.

Eva Marques, mandataria da candidatura de Carlos Veiga não foi diferente ao afirmar que o candidato vai defender a Constituição da República, e, sublinha que a constituição dá a todos os cidadãos o “direito a habitação condigna”, naturalmente que a “sua visão e influência” é no sentido de criar melhores condições de habitação para todos os cidadãos.

“E naturalmente que a questão casas de lata é algo que Carlos Veiga tem esperança e vai trabalhar no sentido de melhorar esta situação”, destaca.

Na candidatura de Fernando Delgado, o mandatário José Delgado afirma que, “Cabo Verde não tem necessidade de ter pessoas a viverem ainda em casas de lata”.

Este mandatário refere que o país está em uma situação difícil, mas há partidos que estão a “esbanjar dinheiro”, quando o que se poderia fazer era uma campanha diferente, distribuindo a cada família pobre uma cesta básica, ou uma caixa de máscaras todos os meses, pois só assim “estaríamos a minimizar a propagação da covid-19 e as pessoas ficariam protegidas”.

“Em certos bairros, como Iraque, é uma tristeza ver as pessoas a depender do lixo. Os lideres dos partidos deveriam ir a este bairro para criarem programas e tirar as pessoas dessa vida”, exemplifica José Delgado, que acredita que Fernando Delgado é um candidato que consegue criar influência, através de programas e um dos exemplos é o programa “menos álcool mais vida”.

Por seu turno, o mandatário Lídio Silva da candidatura de Hélio Sanches lamenta a situação de pobreza que se tem no terreno e que é muito diferente daquela que temos conhecimento no dia a dia através da comunicação social.

“Para nós a situação é muito preocupante e não estamos a ver como é que esse controlo será feito nos próximos tempos, mas a esperança é ultimo a morrer e esperar que haja uma solução para o bem de todos”, sublinha Silva.

Este domingo, Fonte Felipe e Fonte Inês foram os alvos da candidatura de Hélio Sanches. Esta segunda-feira será a vez das comunidades de Calhau, Madeiral, Lazareto, Ribeira de Julião, Baía das Gatas e Salamansa.

Até ao fecho desta edição este jornal não conseguiu chegar à fala com as restantes candidaturas. Numa próxima edição prometemos trazer mais informações sobre as suas atividades de campanha.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project