NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente de Luto: Foi a enterrar Lily Freitas, presidente do grupo de carnaval Vindos do Oriente 22 Janeiro 2022

A cidade do Mindelo está de luto com a perda de uma ilustre figura. Trata-se de Lily Freitas, empresária e presidente do grupo de carnaval Vindos do Oriente, que faleceu esta manhã, no Hospital Baptista de Sousa, onde se encontrava internada por covid-19, que se agravou com uma infeção urinária.

São Vicente de Luto: Foi a enterrar Lily Freitas, presidente do grupo de carnaval Vindos do Oriente

O povo de Mindelo prestou, esta tarde, a sua última homenagem à Maria Alice Freitas dos Santos Fortes (Lili d’ Chalá) num velório que contou com a concentração de pessoas junto do cemitério local, respeitando as restrições impostas na luta contra covid-19 que vitimou Freitas.

Coincidência ou não, Dona Lily, como era conhecida, faleceu no dia de São Vicente, 22 de Janeiro, sua ilha natal que amava muito e viveu até os últimos momento da sua vida.

Lily Freitas foi empresária bem-sucedida, como sócio-gerente da agência funerária Freitas e Fortes, com sede na Rua do Coco - foi pré-nomeada, em 2018, na Categoria Mulher do Ano (Categoria Cv Movel) no Somos Cabo Verde - Os Melhores do Ano.

Mas notabilizou-se como ativista social e destacada dirigente da festa de Rei Momo, ao presidir o emblemático grupo Vindos do Oriente, que ganhou, por várias vezes, o título de campeão do carnaval de Mindelo.

“Dona Lily era por natureza o Carnaval em pessoa. Ela colocava energia, amor, dedicação em cada desfile. Se hoje o nosso Carnaval chegou ao patamar em que está foi graças a ela. Com a qualidade do seu trabalho, obrigava os outros grupos a elevar a sua fasquia”, descreve o presidente da Liga dos Grupos de Carnaval de S. Vicente, em declarações ao Mindelinsite. Para Marco Bento, a bandeira do Carnaval de São Vicente está na meia-haste. “Uma perda irreparável para S. Vicente, em primeiro lugar, mas para todo Cabo Verde. Dona Lily era um símbolo da mulher cabo-verdiana, uma mulher frontal, de fibra, mas ao mesmo tempo amável e de fino trato”, acrescenta Marco Bento.

Lily Freitas era uma grande amiga do jornal A Semana. Por isso, o coletivo deste diário digital aproveita para apresentar as suas sentidas condolências à família enlutada. Morreu a mulher, mas perdure a sua obra. Que descanse em paz!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project