POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente pode contar com o seu Presidente da República” – José Maria Neves 13 Novembro 2021

José Maria Neves declarou hoje, no Mindelo, que São Vicente “pode contar com o seu Presidente da República” num “grande djunta mon” (juntar de mãos) em torno dos “grandes desígnios” nacionais e da ilha.

São Vicente pode contar com o seu Presidente da República” – José Maria Neves

O Presidente da República discursava na manhã de hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho de São Vicente perante vereadores e eleitos municipais, naquela que constitui a sua primeira deslocação a ilha, já que a visita oficial será feita em outra ocasião, como referiu.

José Maria Neves disse esperar poder trabalhar com as autoridades municipais de forma “muito intensa”, no quadro de um “espírito de cooperação estratégica, de colaboração, articulação e integração” e manifestou disponibilidade para mobilizar recursos, capacidade e competências para a efectivação do acelerar da desconcentração de poderes.

Aliás, anunciou que ele próprio vai dar o exemplo em desconcentração das actividades presidenciais.

“Estarei uma semana em São Vicente em cada mês, vou retomar as actividades da presidência no Palácio do Povo e receber alternadamente as cartas credenciais dos embaixadores na Cidade da Praia e em São Vicente”, concretizou o chefe de Estado, que anunciou ainda a transferência para a ilha das reuniões do Conselho da República e do Conselho Superior da Defesa Nacional.

“Também vou, enquanto permanecer na ilha, encontrar-me com o primeiro-ministro e outras entidades que visitarem Cabo Verde e receber as autoridades e sociedade civil, para sentirmos estarmos permanente sintonizados com as aspirações e os sentimentos dos sanvicentinos”, concretizou.

A ideia, segundo José Maria Neves, é mais vasta em que inclui a iniciativa “Presidência na Ilha”, em que em cada ano estará em todas as ilhas do País, numa “espécie de presidência aberta”, mas também haverá, precisou, a “Presidência na Diáspora”.

O Presidente da República indicou ainda que a sua perspectiva no desempenho do cargo e no exercício da magistratura de influência é ser “um facilitador e em nenhum momento um ponto de bloqueio ou um factor de constrangimento” ao desenvolvimento do País.

“Antes serei um facilitador, um construtor de pontes, de entendimentos e de consensos, que é o que precisamos, pois a democracia não é só disputas”, finalizou.

Por seu lado, o presidente da câmara de São Vicente, Augusto Neves, disse que a visita do Presidente da República testemunha a importância atribuída a São Vicente, no estreitamento das relações e constitui uma “ocasião privilegiada” para reafirmar os laços de amizade e de solidariedade existentes.

Em nome do sanvicentinos, o autarca felicitou José Maria Neves pela eleição, num “claro e muita expressivo voto de confiança do povo” nas suas “capacidades de liderança para continuar o caminho da paz, da democracia e do desenvolvimento sustentável” do País.

Augusto Neves disse estar certo de que no decorrer do mandato do novo Presidente da República serão reforçados os laços de amizade e solidariedade e que juntos vão encontrar novas oportunidades de desenvolvimento.

Assegurou, por fim, a certeza de que com a sua experiência e reconhecidas qualidades morais e intelectuais José Maria Neves desempenhará com “segura eficiência” um mandato “firme e bem orientado”.

Após a cerimónia no Salão Nobre, o Presidente da República caminhou dos Paços do Concelho até ao Palácio do Povo, sempre acompanhado de Augusto Neves, vereadores e eleitos municipais para uma visita ao local.

À tarde o Presidente da República assiste ao jogo Cabo Verde – República Centro Africa, no Estádio Adérito Sena, e à noite, as 21:30, encerra a edição 2021 do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact). A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project