NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Se a Soberana de 54 Estados deixa morrer em Liverpool o Património da Humanidade ... 01 Agosto 2021

Delete! A cidade dos Beatles e meca do futebol global perdeu o estatuto de Património da Humanidade e deixa de constar na prestigiada lista, anunciou o presidente da Comissão Nacional Chinesa da Unesco, Tian Xuejun, na quarta-feira passada em Beijing/Pequim à saída da reunião que desqualificou a cidade mercantil marítima fundadora do Império Britânico. Motivo?

Se a Soberana de 54 Estados deixa morrer em Liverpool o Património da Humanidade ...

O primeiro é o multibilionário projeto urbanístico, o Liverpool Waters, mas há também o projeto de expansão do estádio do Everton. Estes e outros novos prédios na cidade portuária vieram prejudicar as docas vitorianas cuja "autenticidade e integridade" eram um dos seus maiores atrativos.

Pois é este o principal argumento para a organização cultural das Nações Unidas dar este passo, segundo o ministro-adjunto da Educação da RP China e como tal presidente da Comissão Nacional da UNESCO expressou.

Todavia, a Unesco acrescentou que Liverpool — que entrou para a lista em 2004 e desde 2012 recebeu avisos sobre a perda do estatuto — pode voltar a recandidatar-se ao título no futuro.

Qual a probabilidade de um despromovido voltar à cobiçada lista? Como a realidade mostra, até hoje nenhum dos que perderam o título conseguiu voltar a integrar a famosa lista de Património da Humanidade.

Cabo Verde que em 2009 recebeu com orgulho o título atribuído à Cidade Velha, que tenha cuidado!

(Fonte: Site da Unesco)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project