Segundo Jorge Santos citado pela Inforpress, os agricultores e criadores de gado deste planalto, onde são “evidentes as consequências da seca”, apelam aos poderes públicos nacionais e locais a empreenderem “medidas urgentes para mitigar os efeitos de mais este ano de seca severa, o terceiro consecutivo”.
Avançou que, para atender a esses camponeses, se deve “priorizar o reforço da mobilização de água, rações para os animais, emprego para o aumento de rendimentos das famílias”.
Nesta visita à zona Norte do Porto Novo, na companhia dos deputados do MpD por Santo Antão, Jorge Santos inteirou-se também de “importantes projectos de desenvolvimento” do Planalto Norte, com destaque para o projecto de mobilização de água para essa comunidade.
Um outro projecto visitado foi o da electrificação desse planalto, com recurso à energia fotovoltaica, revela a mesma fonte.
O Governo já definiu Porto Novo como um dos municípios prioritários no quadro das intervenções do programa de mitigação dos efeitos da seca para 2019/2020, devendo disponibilizar, para o efeito, cerca de 36 mil contos.