REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Secessão no Reino de Espanha: Para romper com Madrid, catalães bloqueiam ferrovias e estradas 02 Outubro 2018

O primeiro aniversário do referendo ’ilegal’ que mudou a Catalunha está a ser assinalado com manifestações vigorosas: largas centenas de milhares nas ruas, bloqueios nas vias que vão dar a Madrid.

Secessão no Reino de Espanha: Para romper com Madrid, catalães bloqueiam ferrovias e estradas

Os atos desta segunda feira, 1, mantêm o tom independentista que marcou o referendo de 1 de outubro de 2017 que causou mais do que os seus responsáveis previam: a região autónoma foi colocada sob tutela de Madrid após a frustrada declaração unilateral da independência a 27 desse mesmo mês, treze dirigentes da ’Generalitat’ estão ou presos ou exilados e acusados de rebelião podem ser condenados a 25 anos de prisão.

Imagens televisivas e dos ‘social-media’ mostraram ao mundo há um ano cenas inexpectáveis na Europa: forças da ordem enviadas por Madrid tentaram em vão impedir as pessoas de votarem em Barcelona, Girona, Lérida e outras cidades da Catalaunha.

2,3 milhões dos 5,5 milhões de eleitores participaram no referendo proibido e 90% disseram "sim" à República Catalã independente.

Um ano decorrido, a crise secessionista provocou a queda de Mariano Rajoy e a derrota eleitoral do Partido Popular, mas as propostas do primeiro-ministro socialista Pedro Sanchez continuam a desagradar à metade da Catalunha que quer a independência.

"Sem esquecer, nem perdoar"

A assinalar a data, centenas de militantes dos Comités de Defesa da República Catalã (CDR), de rosto tapado, bloquearam na noite de domingo as autoestradas A7, entre Barcelona e Valência, e A2, que liga a metrópole catalã à capital, Madrid. Imagens mostram ruas de Barcelona e Lérida cortadas ao trânsito.

A companhia RENFE anunciou, esta segunda-feira, no seu site que os carris da estação de Girona, 100 km a nordeste de Barcelona, tinham sido bloqueados impedindo a circulação do TGV-comboio de alta velocidade que liga Figueras e Barcelona.

Fontes: Le Monde/Le Figaro/El País. Arquivo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project