INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Secessão no reino de Espanha: Puigdemont está livre mas tem de ficar em Itália até tribunal decidir sobre extradição 25 Setembro 2021

O Tribunal de Recurso mandou Puigdemont em liberdade na sexta-feira, dia seguinte à sua detenção na Sardenha onde ia participar num evento da cultura catalã. Mas o eurodeputado independentista e ex-presidente catalão, com residência na Bélgica desde que se autoexilou, tem a obrigação de permanecer na Sardenha até que o pedido de extradição seja decidido.

Secessão no reino de Espanha: Puigdemont está livre mas tem de ficar em Itália até tribunal decidir sobre extradição

O tribunal de Sassari, na ilha italiana da Sardenha— onde Puigdemont compareceu na sexta depois de dormir na prisão de Bancali —, marcou para sábado o julgamento da extradição.

Entretanto, o advogado do eurodeputado e ex-presidente catalão defende que o mandado de detenção europeu está suspenso, enquanto o recurso sobre o levantamento da imunidade está entre mãos do Tribunal da União Europeia. Recorde-se que há seis meses o parlamento europeu acedeu ao pedido de Madrid para o levantamento da imunidade parlamentar do eurodeputado cataláo acusado de sediçáo e crimes conexos relacionados com o processo independentista da Catalunha (Crise Reino de Espanha-Catalunha: Parlamento Europeu retira imunidade a Puigdemont e mais dois, 10.mar.021).

Nesta sexta-feira centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da polícia, em protesto contra a prisão na Sardenha do ex-presidente da Generalitat.

Fontes: AFP/Corriere della Sera/El País/Le Monde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project