SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Secretária-geral da UNTC-CS pede justiça salarial a todos os trabalhadores da função pública 16 Outubro 2018

A secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, considerou, esta quarta-feira, que a justiça salarial deve abarcar todos os trabalhadores da função pública, para que não haja “fosso”, “cada vez maior”, entre os do quadro comum e os do quadro privativo.

Secretária-geral da UNTC-CS pede justiça salarial a todos os trabalhadores da função pública

A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), que fez esta declaração à imprensa, na cidade da Praia, explicou que com a deliberação do Governo, em aumentar em 2,2 por cento (%) o salário aos funcionários do quadro comum da Administração Pública, deixa o pessoal desse quadro “duplamente penalizado”.

Conforme a Inforpress, a dirigente sindical explicou que, segundo o Governo, os trabalhadores do quadro privativo já foram contemplados com um aumento de 5,2%.

“Entendemos que o pessoal do quadro comum foi duplamente penalizado, uma vez que desde 2013 não houve promoção dos trabalhadores, porque o sistema de avaliação é inaplicável”, defendeu.

O mesmo órgão da imprensa revela, por outro lado, que a líder da maior central sindical afirma que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) é “inexequível”, devido a uma série de imperfeições, argumentando que, “importa urgentemente” a criação de um novo PCCS e uma nova grelha salarial, de forma a “minimizar as enormes discrepâncias existentes”.

Joaquina Almeida referiu ainda que, “contrariamente” ao que tem sido divulgado, o Governo “tem incumprido” com o acordo de Concertação Estratégica, assinado em Julho de 2017, em proteger o salário em caso de erosão.

A secretária-geral da UNTC-CS discorda do Executivo de Ulisses Correia e Silva sobre esta actualização salarial e mostrou-se “desapontada” com os resultados do encontro do Concelho Concertação Social, que aconteceu nesta terça-feira, conclui a fonte que vimos citando.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project