INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Secretário geral da ONU preside cerimónia de aniversário do bombardeamento atómico de Hiroshima em Japão 06 Agosto 2022

O secretário-geral da ONU, António Guterres, participa hoje no Japão numa cerimónia que assinala o 77.º aniversário do bombardeamento atómico de Hiroshima para lembrar as vítimas do ataque e renovar os apelos para a paz no mundo.

Secretário geral da ONU preside cerimónia de aniversário do bombardeamento atómico de Hiroshima em Japão

Segundo a Lusa, este ano, a cerimónia na cidade de Hiroshima coincide com a realização da 10.ª Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNPN), protocolo internacional que entrou em vigor em 1970 para impedir a propagação de armas nucleares, que vai decorrer até 26 de agosto na sede da ONU, em Nova Iorque.

Na abertura da conferência, Guterres alertou que, na atualidade, “a humanidade vive num mal-entendido, a um erro de cálculo do aniquilamento nuclear", apelando à construção de um mundo "livre de armas nucleares".

De acordo com dados referentes a 2021, fornecidos pelo Instituto de Estocolmo de Investigação para a Paz Internacional, há nove países no mundo com armamento nuclear: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte.

Lembra a Lusa que a bomba atómica em Hiroshima matou 140.000 pessoas entre 06 de agosto e o final de 1945, e a bomba lançada sobre Nagasaki, a 09 de agosto nesse mesmo ano, matou 74.000 pessoas. O Japão rendeu-se a 15 de agosto de 1945, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project