POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Secretário-geral do MpD: Posição 33 no “ranking” das democracias mundiais demonstra que Cabo Verde está “num bom caminho” 13 Setembro 2018

O secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Miguel Monteiro, afirmou hoje,13, que a posição 33 que Cabo Verde ocupa no “ranking” do Relatório da Democracia de 2018 demonstra que o país está “num bom caminho”.

Secretário-geral do MpD: Posição 33 no “ranking” das democracias mundiais demonstra que Cabo Verde está “num bom caminho”

Reagindo por telefone, o dirigente do MpD considerou que este relatório, o segundo anual do projecto Variedades da Democracia (V-Dem), que avalia a qualidade da democracia em 201 países, é mais uma demonstração do caminho que se está a fazer.

“O trigésimo terceiro lugar, neste caso, representa o primeiro lugar em África, o segundo ao nível da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), em que ficamos apenas atrás de Portugal, mas, naturalmente, nós, e o Governo já demonstrou, queremos caminhar cada vez mais para frente”, afirmou.

Miguel Monteiro afirmou que o seu partido pretende, efectivamente, que o país esteja em uma democracia plena em que os direitos da população sejam garantidos.

O MpD ambiciona ainda, segundo o seu secretário-geral, que em Cabo Verde as eleições sejam “plenamente livres”, que a Justiça funcione na sua plenitude, que as mulheres tenham ainda mais participação política.

“E, claramente, o governo está a dar os passos para que isso aconteça”, ajuntou Miguel Monteiro para quem estar em 33º lugar num relatório que tem cerca de duas centenas de países demonstra que, efectivamente, Cabo Verde “está no bom caminho”.

O Relatório da Democracia de 2018, o segundo anual do projecto Variedades da Democracia (V-Dem), colocou Cabo Verde no 33º lugar das melhores democracias a nível mundial.

O estudo é feito por uma rede global de investigadores e peritos e tem como objectivo avaliar as democracias existentes em 201 países.

O top 10 é ocupado pela Noruega, Suécia, Estónia, Suíça, Dinamarca, Costa Rica, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia e Portugal. Os Estados Unidos ocupam no 31º lugar na lista que compara dados de 2007 e 2017. A Semana/Inforpress

O relatório intitulado “Democracy for All?” refere que a democracia ainda se encontra de boa saúde no mundo.

O documento aborda o estado da democracia mundial e dados sobre a inclusão das mulheres, de grupos sociais minoritários e a exclusão política.

O projecto Variedades da Democracia conta com dados sobre os países desde 1789 até 2017.

GSF/CP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project