ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Secretário-geral do PAICV visita EUA: Preocupações dos emigrantes e situação preocupante do país no centro das atenções 04 Agosto 2018

O Secretário-geral do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Julião Varela, visita os Estados Unidos da América (EUA), por um período de duas semana, a contar do dia 02 deste mês . O objectivo é contactar com a comunidade cabo-verdiana e estruturas do Partido, tendo no centro das atenções «a situação sócio-politica preocupante por que passa Cabo Verde neste momento e os problemas dos emigrantes, com destaque para falta de ligação aérea através da TACV, os casos de deportação de cabo-verdianos e o contestado acordo SOFA de defesa assinado com os EUA».

Secretário-geral do PAICV visita EUA: Preocupações dos emigrantes e situação preocupante do país no centro das atenções

Esta deslocação de Julião Varela às terras do Tio Sam enquadra-se na estratégia da liderança de Janira Hopffer Almada de garantir cada vez mais maior proximidade do Partido com as Comunidades e com as estruturas partidárias. A pnesar nisso, estão previstas visitas às Regiões de maior concentração de cabo-verdianos e as Estruturas do PAICV naquele pais norte-americano.

Segundo informa, nessa visita, de cerca de duas semanas, o Secretário-geral do maior partido da oposição pretende auscultar a Comunidade Cabo-verdiana, aprofundando o conhecimento, no terreno, dos problemas existentes neste momento em que a Diáspora enfrenta graves dificuldades de deslocação para a Terra-Mãe. Isto tendo em conta a liquidação dos TACV, com todas as consequências inerentes, acrescida pelas preocupações com os familiares que, no mundo rural, em Cabo Verde, enfrentam dificuldades variadas, advenientes do ano de seca que se vive em Cabo Verde.

Julião Varela sublinha que, como Secretário-geral do principal Partido da Oposição, estará atento às expectativas da comunidade cabo-verdiana nos EUA,nomeadamente com os compromissos de campanha pelo MpD que ainda não foram cumpridos e que têm a ver com o estabelecimento de um Estatuto do Investidor Emigrante, a burocracia nos serviços alfandegários, a falta de celeridade dos Serviços Consulares e a desestruturação de muitas famílias, em consequência da deportação de muitos cidadãos de origem cabo-verdiana que antes residiam nos EUA.

Para além de encontros que efectuará com as Estruturas do Partido de Boston, Brockton e Rhode Island, esta deslocação do SG servirá também, para debater, com os cabo-verdianos, numa perspectiva de envolver a nossa Diáspora (naquele continente norte-americano) nas respostas que o PAICV está a preparar, e que visam fazer face aos grandes desafios que o País enfrenta em sectores variados, com destaque para a segurança, a saúde, o desemprego e Regionalização no quadro de uma ampla reforma do Estado.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Newsletter

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project