LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Seis partidos com rostos de dirigentes no boletim de voto de legislativas timorenses 04 Abril 2023

Seis das 17 forças políticas candidatas às legislativas timorenses de 21 de maio optaram por incluir rostos dos dirigentes no símbolo que as identifica no boletim de voto, segundo imagens a que a Lusa teve acesso.

Seis partidos com rostos de dirigentes no boletim de voto de legislativas timorenses

Em dois casos, o Partido Liberta Povo Aileba (PLPA) e o Partido Democrata Cristão (PDC) escolheram apresentar os rostos de dois dirigentes, ainda que ambos não sejam figuras muito conhecidas da política timorense.

O presidente do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), Xanana Gusmão, é uma das figuras incluídas no boletim de voto, surgindo no emblema onde está igualmente a bandeira da força política, atualmente a maior da oposição.

Também o atual primeiro-ministro e presidente do Partido Libertação Popular (PLP), Taur Matan Ruak, surge no centro da bandeira do partido.

O boletim inclui ainda os rostos de João Saldanha, ao lado da bandeira do Partido Republicano (PR), a que preside, e a de Avelino Coelho, presidente do Partido Socialista de Timor (PST).

No caso do PLPA, a força política incluiu os rostos do presidente do partido, Francisco Gomes, e de Jorge Teme, que oficialmente é dirigente de outra força política, a Aliança Nacional Democrata (AND), e não completou o registo a tempo do voto de 21 de maio.

O PLPA integrava a Aliança Democrática (AD), uma coligação pré-eleitoral chumbada pelo Tribunal de Recurso.

No boletim de voto, o PLPA optou por uma montagem que usa a bandeira do partido e o símbolo da AD, com os rostos de Francisco Gomes e Jorge Teme sobre o símbolo da aliança.

Os últimos dois rostos no boletim figuram no emblema escolhido pelo PDC e são o do presidente do partido, Francisco de Araujo, e o do secretário-geral, Geraldo Ximenes

A lei determina que o boletim de voto é aprovado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), que tem prevista para a manhã de quinta-feira uma reunião com os representantes de todos os partidos para “apreciação e aprovação” do modelo, a ser impresso posteriormente pela Gráfica Nacional timorense.

Os partidos são alinhados pela ordem do sorteio, realizado na semana passada no Tribunal de Recurso, e incluem, além do número de sorteio, a denominação, a sigla e a bandeira ou o emblema escolhido.

A campanha para as legislativas começa a 19 de abril.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project