Tratando-se de uma região com um elevado número de religiosos, sobretudo católicos, os partidos (PP, PAICV, MpD e UCID) que concorrem para a região Santiago Norte justificaram o adiamento das suas ações previstas para estes primeiros quatro dias que coincidem com a Semana Pascal, com a necessidade de respeitarem o sentimento religioso da população maioritariamente católica.
PP assume-se como alternativa para Santiago Norte
No que tange aos objetivos do PP nestas eleições de 18 de abril, de acordo com o seu cabeça de lista para a região Santiago Norte, Arlindo Mendes Vieira, a ambição é mostrar aos eleitores de que o seu partido constitui alternativa credível para as comunidades e famílias dos seis concelhos (Tarrafal, Santa Catarina, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel, Santa Cruz e São Salvador do Mundo).
Não obstante as limitações face à Semana Santa e a celebração da Sexta-feira Paixão, o PP aproveitou para visitar "alguns familiares e amigos residentes em São Lourenço dos Órgãos e São Jorge, para pequenos contactos e fazer chegar as nossas mensagens e propostas de campanha. Só depois deste fim de semana é que vamos reorganizar e retomar as nossa atividades", explicou Vieira.
PAICV com foco na promoção e desenvolvimento do setor primário
Em entrevista ao A Semanaonline, o mandatário da campanha do PAICV em Santiago Norte, Arnaldo Andrade, confirmou a suspensão das ações de campanha para esta sexta-feira, tendo realizado, em vez, "um encontro internamente para a organização, análise e discussão das nossas atividades". De acordo com aquele mandatário, o partido Tambarina só deverá retomar a sua agenda normal e prevista a partir da segunda-feira "por causa da tradicional celebração da semana santa", assegura.
Entretanto, o partido tambarina aponta como suas prioridades para a região a criação do emprego e rendimento para as famílias, com base na promoção e no desenvolvimento das atividades do setor primário, nomeadamente agricultura, pecuária e pesca. Isso, realçando, também, o turismo "como fonte essencial para a criação de emprego e rendimentos às famílias locais”, mostra.
MpD com foco nos setores de agricultura, pesca, criação de gado e turismo rural
O MpD, desde a quinta-feira já havia anunciado o cancelamento da sua agenda para a Quinta-Feira Santa e a Sexta-Feira Paixão, conforme sublinhou o seu mandatário de campanha para Santiago Norte, José Pedro Soares. Em conversa com o Asemanaonline garantiu que, por motivo da celebração da Semana Pascal, o partido ventoinha só retomará a sua agenda normal de campanha, igualmente na próxima segunda-feira.
No que tange aos pontos fortes da plataforma eleitoral do MpD, caso saia vencedor nessas eleições, Soares revela que o compromisso do seu partido é promover e investir "fortemente" nos setores de agricultura, pesca, criação de gado, turismo rural, entre outros, "para que as famílias tenham um melhor rendimento".
UCID preocupada com o equilíbrio parlamentar
Este partido, segundo a cabeça de lista, Neida Rompão, está focalizado na sensibilização dos eleitores para a necessidade de a UCID conseguir eleger mais deputados, como forma de "equilibrar" o parlamento e "fazer desenvolver" toda a região. "Vamos lutar por uma região mais desenvolvida, sobretudo nos setores primários e turismo, bem como a inclusão social, habitação, redução da pobreza", aponta.
Tal como as outras listas concorrentes, a candidata da UCID confirmou o adiamento da sua agenda para os primeiros quatro dias de campanha oficial, por causa da celebração da semana santa, que se estende até o próximo domingo, 04. "Pois, temos que respeitar as restrições impostas pela Igreja Católica, e além disso, as comunidades da nossa região são, maioritariamente católicas", justifica.