Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Semana Santa condiciona as campanhas eleitorais em Santiago Norte 02 Abril 2021

Em Santiago Norte, como noutros pontos do país, por causa da Semana Santa, os quatro partidos políticos na disputa pelo segundo maior círculo eleitoral do país decidiram cancelar as ações previstas para os primeiros dois dias do período de campanha oficial, devendo reorganizar e reprogramar as atividades para os próximos dias.

Semana Santa condiciona as campanhas eleitorais em Santiago Norte

Tratando-se de uma região com um elevado número de religiosos, sobretudo católicos, os partidos (PP, PAICV, MpD e UCID) que concorrem para a região Santiago Norte justificaram o adiamento das suas ações previstas para estes primeiros quatro dias que coincidem com a Semana Pascal, com a necessidade de respeitarem o sentimento religioso da população maioritariamente católica.

PP assume-se como alternativa para Santiago Norte

No que tange aos objetivos do PP nestas eleições de 18 de abril, de acordo com o seu cabeça de lista para a região Santiago Norte, Arlindo Mendes Vieira, a ambição é mostrar aos eleitores de que o seu partido constitui alternativa credível para as comunidades e famílias dos seis concelhos (Tarrafal, Santa Catarina, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel, Santa Cruz e São Salvador do Mundo).

Não obstante as limitações face à Semana Santa e a celebração da Sexta-feira Paixão, o PP aproveitou para visitar "alguns familiares e amigos residentes em São Lourenço dos Órgãos e São Jorge, para pequenos contactos e fazer chegar as nossas mensagens e propostas de campanha. Só depois deste fim de semana é que vamos reorganizar e retomar as nossa atividades", explicou Vieira.

PAICV com foco na promoção e desenvolvimento do setor primário

Em entrevista ao A Semanaonline, o mandatário da campanha do PAICV em Santiago Norte, Arnaldo Andrade, confirmou a suspensão das ações de campanha para esta sexta-feira, tendo realizado, em vez, "um encontro internamente para a organização, análise e discussão das nossas atividades". De acordo com aquele mandatário, o partido Tambarina só deverá retomar a sua agenda normal e prevista a partir da segunda-feira "por causa da tradicional celebração da semana santa", assegura.

Entretanto, o partido tambarina aponta como suas prioridades para a região a criação do emprego e rendimento para as famílias, com base na promoção e no desenvolvimento das atividades do setor primário, nomeadamente agricultura, pecuária e pesca. Isso, realçando, também, o turismo "como fonte essencial para a criação de emprego e rendimentos às famílias locais”, mostra.

MpD com foco nos setores de agricultura, pesca, criação de gado e turismo rural

O MpD, desde a quinta-feira já havia anunciado o cancelamento da sua agenda para a Quinta-Feira Santa e a Sexta-Feira Paixão, conforme sublinhou o seu mandatário de campanha para Santiago Norte, José Pedro Soares. Em conversa com o Asemanaonline garantiu que, por motivo da celebração da Semana Pascal, o partido ventoinha só retomará a sua agenda normal de campanha, igualmente na próxima segunda-feira.

No que tange aos pontos fortes da plataforma eleitoral do MpD, caso saia vencedor nessas eleições, Soares revela que o compromisso do seu partido é promover e investir "fortemente" nos setores de agricultura, pesca, criação de gado, turismo rural, entre outros, "para que as famílias tenham um melhor rendimento".

UCID preocupada com o equilíbrio parlamentar

Este partido, segundo a cabeça de lista, Neida Rompão, está focalizado na sensibilização dos eleitores para a necessidade de a UCID conseguir eleger mais deputados, como forma de "equilibrar" o parlamento e "fazer desenvolver" toda a região. "Vamos lutar por uma região mais desenvolvida, sobretudo nos setores primários e turismo, bem como a inclusão social, habitação, redução da pobreza", aponta.

Tal como as outras listas concorrentes, a candidata da UCID confirmou o adiamento da sua agenda para os primeiros quatro dias de campanha oficial, por causa da celebração da semana santa, que se estende até o próximo domingo, 04. "Pois, temos que respeitar as restrições impostas pela Igreja Católica, e além disso, as comunidades da nossa região são, maioritariamente católicas", justifica.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project