INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Senegal: Presidencial 24/2 com 5 candidatos, sem Wade, sem Sall 22 Janeiro 2019

O CC-Conselho Constitucional pronunciou-se no domingo, 20, e aprovou, em definitivo, as candidaturas de Macky Sall, Ousmane Sonko, Idrissa Seck, Madické Niang e El Hadji Sall, apresentadas para a eleição presidencial de 24 do próximo mês. A mesma lista de 14 do corrente foi afixada como definitiva neste domingo, após exame dos recursos de Karim Wade e Khalifa Sall, que ficam fora da corrida presidencial.

Senegal: Presidencial 24/2 com 5 candidatos, sem Wade, sem Sall

Os sete magistrados do Tribunal Constitucional retiveram os candidatos Macky Sall, o atual presidente, Ousmane Sonko, deputado da oposição, Idrissa Seck, ex-primeiro-ministro, Madické Niang, próximo do ex-presidente Wade, e El Hadji Sall, do PUR-Partido da Unidade e Reconstrução.

De fora da corrida, após novo indeferimento de recursos, estão Karim Wade, ex-ministro e filho do ex-presidente Abdoulaye Wade (2000-2012), e Khalifa Sall, dissidente do Partido Socialista.

Condenados Karim Wade e Khalifa Sall

O antigo presidente da câmara de Dacar — condenado a cinco anos de prisão por "peculato" (desvio de dinheiro público), dos quais já cumpriu dois anos — "não pode prevaler-se da sua qualidade de eleitor", conclui o CC na declaração, de 21 páginas, que descarta a candidatura de Khalifa Sall.

"Indeferida" é também a candidatura de Karim Wade, proposta pelo PDS-Partido Democrático Senegalês, dada a sua condenação em 2015 a seis anos de prisão por "enriquecimento ilícito", que o relegou à condição de "pessoa não inscrita no recenseamento eleitoral".

O CC deixou de atender a pretensão de um grupo de eminentes juristas senegalese e franceses, entre os quais um ex-presidente do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, que defendiam em carta do passado dia 11 (de janeiro) a validade da candidatura de Wade.

"A privação de voto só pode resultar da decisão expressa da justiça", defende o grupo, contra a decisão do CC.

Fontes: AFP/Le Monde. Foto: Apoiantes de Ousmane Sonko.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project