«Esta mensagem tem como objetivo informar que há uma semana não há gás na ilha de Santo Antão. Shell e Enacol oferecem apenas algumas garrafas raras de 6 litros para os três concelhos», dununcia o dono do Restaurante Gato Preto, em Ponto do Sal, num email remetido ao ASemanaonline.
Revoltado com esta situação, Christophe Chazalon critica que o retorno ao estado normal em termos de stock de gás butano na ilha está planeado para início de Janeiro de 2020. «Como os habitantes de Santo Antáo poderão passar as celebrações da família (Natal e Ano novo) se não há gás nem sabem cozinhar? É uma vergonha», questiona o mesmo operador económico.
Contactados pela Inforpress, os agentes da Shell dizem-se inibidos de falar para a Comunicação Social acerca do assunto, mas um deles mostra-se esperançoso de que o problema esteja resolvido até o fim do corrente mês, porque, disse que “um barco já está a carregar gás na Praia” com destino a Santo Antão.
Já o representante da Enacol, Arlindo Fortes, informa, segundo ainda a Inforpress, que por parte da empresa que representa o problema ficava para ficar resolvido ainda nesta sexta-feira,28, visto que estava em andamento o processo de distribuição de gás para os três concelhos da Ilha das Montanhas.
“Nós temos gás, mas, como sabe, a Shell não tem e quando é assim a procura do produto aumenta”, disse Arlindo Fortes, que, segundo ainda a Inforpress, atribui a ruptura do gás na ilha a essa circunstância.