INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Serra-Leoa: Ex-PR Julius Maada Bio vence 1ª volta da eleição presidencial com 43,3% mas seu ex-ministro das finanças está a 0,6% 15 Mar�o 2018

A incerteza sobre quem irá ganhar a segunda-volta é grande: o vencedor precisa de 55% e a margem entre Bio e Kamara é muito apertada. Julius Maada Bio, de 53 anos, que na primeira-volta eleitoral da passada quarta-feira, 7, foi tangencialmente o mais votado para presidente da República da Serra-Leoa, tanto desperta extrema admiração como o seu oposto, segundo os correspondentes da imprensa estrangeira que lhe traçaram o perfil esta quarta-feira em que são divulgados os resultados da votação.

Serra-Leoa: Ex-PR Julius Maada Bio vence 1ª volta da eleição presidencial com 43,3% mas seu ex-ministro das finanças está a 0,6%

"Pai da democracia" ou "golpista": em 1992, Bio foi um dos jovens militares que derrubaram o governo com a promessa de apoiar um presidente civil. O seu colega militar Valentine Strasser assumiu a presidência mas traiu a promessa e Bio liderou o golpe de 1996 para o tirar do poder.

Em resultado disso, Bio chegou à chefia do Estado e governo, Samura Kamara foi seu ministro das finanças, durante os três meses necessários, de janeiro a março 1996, para a transição democrática.

O presidente Ahmad Tejan Kabbah, foi deposto por um golpe militar liderado por Johnny Paul Koroman em maio de 1997. Mas voltou ao cargo, dez meses depois, de novo graças à intervenção de Bio.

Em 1999, Johnny Paul Koroma liderou novo golpe que fez o país mergulhar numa guerra civil. A ONU interveio com o envio de tropas, os ’capacetes-azuis da ONU’ que ficaram quatro anos no país.

Em 18 de janeiro de 2002, termina a guerra civil. Nas eleições, o presidente Kabbah foi reeleito, com 70% dos votos, e o seu partido conseguiu a maioria dos assentos no parlamento.

Em 2007 foi eleito o candidato do APC, Ernest Bai Koroma, que também cumpriu dois mandatos.

Líder do Partido do Povo, o mais antigo da Serra-Leoa

Líder dum dos dois partidos do arco da governação, Partido do Povo fundado em 1951, o outro é o APC-Congresso do Governo de Todos os Povos, ambos de base predominante étnica, Bio não está todavia em vantagem para vencer a segunda-volta.

Para isso, a aposta é investir em duas semanas nas áreas do país onde perdeu há cinco anos (com 37%) para o agora presidente cessante Ernest Bai Koroma.

Ébola flagelou Serra-Leoa em 2014

O flagelo do Ébola quase três anos depois de terminar continua a pesar sobre a situação económica e social do país. Perdeu 200 trabalhadores do setor da Saúde, contaminados no exercício da profissão durante 2014 e 2015. Hoje o país só tem 200 médicos para 7 milhões de habitantes. Fontes: BBC/AP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project