Mercado da saudade

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sete Vidas na Estrada 05 Janeiro 2019

Capítulo XIII
Saudades da menina e moça que recusa “A mulher eunuco”

Sete Vidas na Estrada

Por: Saara I. Medina

O livro parece que tinha deixado de sair de uma lista dos proibidos sob Salazar. A minha amiga mostrou-mo, eu fiz a prospeção rápida de quem se treinou a escolher os livros pela capa, contracapa, primeiras linhas e depois um desfolhar aleatório.

“A mulher eunuco”. Concluí que não me interessava. Temas de mulheres maduras, em conflitos conjugais? Já me bastava o real vivido entre quatro paredes. As da nossa casa que era uma residencial para muitos de passagem.

A minha amiga era nossa hóspede, tinha vinte e seis anos, três filhos. O mais velho, com nome de príncipe e em parte inspirado no protagonista d’ "Os Maias", ia fazer dez anos, pois a mãe casara-se aos quinze. Como no anúncio, mas para ela era real.

O seu mundo e o seu tempo eram outros, embora tão-só pouco mais de uma década de distância: as meninas na antiga província mais rica do império casavam-se cedo. Colonização oblige! Da metrópole para Angola, já, e em força! Mais caucasianos para a Angola que entrara em guerra quando ela entrara para a escola preparatória, aos dez anos.

Os meus treze anos tinham já uns quantos anos bons de dramas entre marido e mulher, que a emigração fez piorar. Agora estávamos, sem avós e velhas tias, cuidadosas a aplacar as tempestades domésticas. Estávamos agora reduzidos à família nuclear nessa Lisboa do meu desterro.

Desterrada e com prazo para voltar à minha ribeira de águas cantantes, pensei enquanto observava a rua que era chamada largo. Assim pensava à janela balconada do terceiro andar que dava de frente para a fachada gótica do palacete transformado em escola comercial.

“A mulher eunuco”, entrevista no que mais tarde aprendi ser uma leitura exploratória, aos treze anos não me interessava. E de repente praí uma quatro décadas depois cai-me nas mãos. E estou preparada para o ler.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project