EXPOSIÇÕES

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Setúbal recebe exposição “Badia” da artesã caboverdiana Jacira da Conceição 10 Junho 2021

Filha de Chão Bom, ilha de Santiago, Jacira da Conceição, aprendeu a amassar o barro, a modelar e a fazer o trabalho da olaria na casa que a viu nascer. Hoje, a menina, que sonhou e conquistou o seu espaço na cultura portuguesa tem, a sua exposição, intitulada “Badia”, patente no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), em Portugal.

Setúbal recebe exposição “Badia” da artesã caboverdiana Jacira da Conceição

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, um dos autores dos textos que compõem o catálogo de apresentação da exposição “Badia”, parabenizou a artesã pelo “excelente” trabalho que traz o artesanato contemporâneo caboverdiano ao Museu de Setúbal, durante a sua visita que efetua a Portugal.

“Parafraseando o texto de Abraão Vicente, o seu trabalho sintetiza toda uma longa epopeia no caminho da afirmação da mulher caboverdiana. Pelas mãos de Jacira a olaria caboverdiana está a ganhar uma nova leitura contemporânea e, através dela, esperamos que seja resgatada toda uma nova geração de artistas e artesãos com os pés bem assentes na terra das ilhas”, diz em comunicado enviado a este diário digital.

Ainda segundo o documento, a exposição é uma homenagem à Mulher Caboverdiana, pela sua força, luta e resiliência, organizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e pelo Movimento Democrático de Mulheres.

O Governante reforçou ao casal e criadores da “Badia”, Jacira e Pedro Conceição, que Cabo Verde estará sempre de portas abertas para consultoria em olaria, partilha deste “saber fazer, e futuros projetos”, junto dos oleiros residentes em Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project