ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Shireen Abu Akleh: Palestina entrega bala fatal à investigação dos EUA 05 Julho 2022

A Autoridade da Palestina — que acionou o Tribunal Penal Internacional e garantiu que iria entregar essa prova à entidade — decidiu entregar, este sábado 2, aos Estados Unidos a "prova que incrimina o Estado de Israel" na morte da jornalista palestina Shireen em 11 de maio.

O presidente palestino Mahmoud Abbas recebeu em 17-5 das mãos do PGR Akram Al-Khatib os resultados da autópsia de Shireen Abu Akleh, "assassinada deliberadamente por uma bala das forças de Israel".

"As provas indicam que a bala foi disparada pelas tropas de Israel, pois que não havia palestinos armados no local nesse momento e só estavam militares de Israel armados", disse Al-Khatib em conferência de imprensa.

"A bala que matou a jornalista Shireen Abu Akleh é de 5.56 mm com um componente em aço usado pelas forças da NATO". Al-Khatib avançou ainda que o tiro, visando deliberadamente a Shireen, foi disparado de uma distância de c.170 metros.

Aos Estados Unidos. Israel desde o primeiro momento pediu uma investigação conjunta e acesso aos elementos da autópsia. Mas a Autoridade da Palestina — que acionou o Tribunal Penal Internacional e garantiu que iria entregar essa prova à entidade — acabou por decidir-se pela entrega aos Estados Unidos da prova incriminadora de Israel.

Fontes: Reuters/Haaretz/BBC/...

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project