INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sibéria, Rússia: Mais de 40 crianças morrem em incêndio por "negligência criminosa" 27 Mar�o 2018

Quarenta e uma crianças estão entre as sessenta e quatro vítimas mortais dum incêndio que deflagrou num shopping na cidade de Kemerovo, Sibéria, Rússia. "Negligência criminosa", foi como o presidente Putin classificou o incêndio que começou nas últimas horas de domingo, 25, numa sala de cinema.

Sibéria, Rússia: Mais de 40 crianças morrem em incêndio por

Falhas de segurança, como o alarme de incêndio que não tocou, as saídas de emergência que não abriram, indicam que a tragédia era evitável se a administração do centro comercial tivesse cumprido as regras.

"Entre os mortos, estão quarenta e uma crianças", informou uma fonte à agência noticiosa russa Ria Novosti.

O balanço oficial provisório indica um total de sessenta e quatro vítimas mortais e um número ainda indeterminado de pessoas feridas, hospitalizadas.

O presidente Putin, que no dia seguinte se deslocou a Kemerovo, 2987 quilómetros a noroeste de Moscovo, classificou a tragédia de "negligência criminosa".

Crianças de aldeias próximas vieram ao cinema à cidade

Testemunhas, ouvidas pela agências russas Tass e Novosti, relataram que na sala de cinema onde tudo começou estavam dezenas de crianças vindas de duas aldeias. Essa sala estava trancada à chave e ninguém deu o alarme sobre o início de incêndio.

Quatro pessoas presas

O comerciante que explorava o cinema, o diretor do centro comercial e mais duas pessoas foram detidas e continuavam em prisão preventiva nesta terça-feira de manhã (menos oito horas em Cabo Verde).

O inquérito prossegue para determinar a responsabilidade duma quinta pessoa, responsável pelo sistema de alarme.

Outras responsabilidades podem vir a ser definidas, dirigidas às empresas que construíram o complexo, cuja qualidade está a ser questionada. Os centros comerciais, estruturas de consumo que hoje estão presentes em todas as cidades russas, têm sido apontados como barris de pólvora dada a má qualidade da sua construção.

Fontes: AFP/Tass/Novosti/BFM. Foto (Reuters): O trabalho dos bombeiros prolongou-se até segunda-feira.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project