ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Simpósio sobre sistemas alimentares sustentáveis, debate nutrição, consumo e acesso aos alimentos 18 Maio 2022

O simpósio sobre sistemas alimentares sustentáveis em Santo Antão, que arrancou esta terça-feira, na cidade do Porto Novo, vai debater aspectos como nutrição, consumo e acesso aos alimentos, bem como sistema alimentar local.

Simpósio sobre sistemas alimentares sustentáveis, debate nutrição, consumo e acesso aos alimentos

Governar e transformar os sistemas alimentares para garantir o direito humano à alimentação adequada e sustentabilidade dos sistemas alimentares, paradigmas, boas práticas e oportunidades, são outros temos constantes do programa do simpósio, organizado pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN) e o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI).

O evento, que, entre outras personalidades, segundo escreve Inforpress, conta com a presença do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, a representante da FAO em Cabo Verde, Ana Tousa, e o chefe da cooperação da União Europeia no País, Pedro Llopis, realiza-se no âmbito do projecto Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais, co-financiado pela União Europeia e pelo Governo.

O simpósio, com duração de dois dias, tem por objectivo “unir e dar voz” aos diversos actores dos sistemas alimentares, como autoridades nacionais e municipais, sociedade civil e sector privado, com responsabilidades nos domínios da agricultura, pecuária, pesca, distribuição e abastecimento de mercados, nutrição e saúde pública e gastronomia, cita a mesma fonte.

“Este evento quer ser um espaço plural, que estimula um conjunto de intercâmbios de conhecimentos em formato de painéis de debate, a partir dos quais obter recomendações e novos conhecimentos para a construção e implementação de iniciativas”, explicam os promotores da inciativa.

Conforme a mesma fonte, o projeto Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais é implementado pela AAN, CERAI e Secretariado Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), contando com a parceria das câmaras municipais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project