SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sindicato contra Sindicato 31 Julho 2009

"Após um ano de trabalho árduo e entrega total, proporcionando um ensino de qualidade, muitos professores partem para as férias sem a salvaguarda dos seus direitos no que tange às Reclassificações, Subsídios de carga horária em atraso, Progressões, Promoções". Assim começa a Federação Cabo-verdiana dos Professores, FECAP, uma nota de Imprensa que deu entrada nesta Redacção.

A FECAP que promete “levar adiante uma jornada de luta logo no inicio do ano lectivo caso a situação perdurar”, considera ainda “altamente lesivo aos direitos dos professores” o memorando assinado pelo Ministério da Educação, Ensino Superior (MEES) e SINDEP, pelo que contesta a sua aplicabilidade bem como os meandros da sua subscrição.

A reacção da FECAP não gostou de não ser tida nem achada no processo. “A equipa negocial dos cadernos reivindicativos põe em causa o compromisso assumido no memorando, dando a entender que houve uma precipitação na assinatura do mesmo”, diz na sua nota.

Mais, acha que o Memorando teve como propósito a inviabilização da greve, cobertura de notas e outras formas de luta anunciadas meses antes do fim do ano lectivo pelos professores como forma de reivindicarem o que acham ser seu direito. Daí a FECAP dizer que “não aceita de forma alguma que uma simples calendarização de solução dos atrasados condicione a luta dos Docentes até Dezembro de 2011”.

E como nessas coisas aponta-se sempre um judas, neste caso o FECAP mostra o dedo ao SINDEP. Referindo-se ainda ao memorando que o SINDEP assinou com o Ministério da Educação comenta: “das duas, uma, ou foram ingénuos perante a astúcia do MEES em fingir um acordo ou então foram cúmplices, traindo a Classe Docente”.
E termina emitindo alertas no sentido dos seus colegas da outra sindical não se transformarem em “puros marionetas nas mãos dos dirigentes do MEES". A Direcção da FECAP chega até a aconselhar o SINDEP, dizendo que sempre "é mais viável o envolvimento de todos aqueles que representam a classe”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project