ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: SG da UNTC-CS apela a participação de todos trabalhadores na manifestação deste sábado 05 Mar�o 2021

A presidente da UNT-CS, Joaquina Almeida, realizou, hoje, um coletivo com a imprensa para declarar o firme apoio da mesma central à decisão de alguns Sindicatos de Santiago na realização, neste Sábado,06, na Praia, da manifestação em prol da luta dos trabalhadores. Em causa estão sobretudo as várias promessas feitas pelo atual Governo de Ulisses Correia e Silva que não cumpridas.

Praia:  SG da UNTC-CS apela a participação de todos trabalhadores  na manifestação deste sábado

«Convidamos os trabalhadores e a sociedade civil em geral para solidarizarem com os trabalhadores, comparecendo à manifestação, amanhã, sábado, 6 de março, com concentração às 10H00, frente ao PMI na fazenda. Declaramos ainda que a nossa motivação em apoiar os Sindicatos não é e nunca foi de ordem político-partidária», assegurou a SG da UNTC-CS.

Joaquina Almeida faz questão de realçar que a UNTC-CS apoia «essa manifestação de desagrado e revolta dos trabalhadores cabo-verdianos que já estão cansados de promessas não cumpridas e que, por causa disso, o seu poder aquisitivo vai-se perdendo e a pobreza vai-se afirmando cada vez mais no país».

Incidindo sobre este particular, a SG da UNTC-CS precisa que desde 2011 que não há reposição do poder de compra para os funcionários públicos, o PCCS da Função Pública nunca foi implementado, o PCCS da classe dos médicos também aguarda reformulação, assim como um conjunto de reivindicações da classe. « Os enfermeiros, técnicos de saúde, trabalhadores hospitalares, trabalhadores administrativos e das secretarias das escolas secundárias vêm, sistematicamente, os seus direitos violados. O Salário Mínimo que era para ser aumentado ao longo da legislatura até atingir os 15.000$00, continuou nos 13.000$00. Os marítimos, vigilantes, pescadores, condutores profissionais, têm as suas reivindicações, mas, são ignorados. Os agricultores e trabalhadores rurais há 4 anos que sofrem com a seca e não encontram no governo qualquer apoio. Os professores e outros funcionários públicos aguardam por reclassificações, subsídios pela não redução da carga horária e promoções que nunca chegam», enumerou.

Diante de tudo isto, Joaquina Almeida apela a todos a participarem na manifestação deste sábado, na Praia. «Por isso, vamos todos sair à rua, amanhã, sábado, pelas 10H00, com concentração junto da PMI na Fazenda e apoiar a luta dos trabalhadores», avança, realçando ser importante a adesão de todos para esta importante causa em prol dos trabalhadores de Cabo Verde.

De recordar que em São Vicente, no Sal e na Boa Vista estão também previstas manifestaoes semelhantes promovidas por sindicatos filiados da UNT-CS. Imagem: Foto da manifestaão promovida pela UNC-CS na Praia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project