«Convidamos os trabalhadores e a sociedade civil em geral para solidarizarem com os trabalhadores, comparecendo à manifestação, amanhã, sábado, 6 de março, com concentração às 10H00, frente ao PMI na fazenda. Declaramos ainda que a nossa motivação em apoiar os Sindicatos não é e nunca foi de ordem político-partidária», assegurou a SG da UNTC-CS.
Joaquina Almeida faz questão de realçar que a UNTC-CS apoia «essa manifestação de desagrado e revolta dos trabalhadores cabo-verdianos que já estão cansados de promessas não cumpridas e que, por causa disso, o seu poder aquisitivo vai-se perdendo e a pobreza vai-se afirmando cada vez mais no país».
Incidindo sobre este particular, a SG da UNTC-CS precisa que desde 2011 que não há reposição do poder de compra para os funcionários públicos, o PCCS da Função Pública nunca foi implementado, o PCCS da classe dos médicos também aguarda reformulação, assim como um conjunto de reivindicações da classe. « Os enfermeiros, técnicos de saúde, trabalhadores hospitalares, trabalhadores administrativos e das secretarias das escolas secundárias vêm, sistematicamente, os seus direitos violados. O Salário Mínimo que era para ser aumentado ao longo da legislatura até atingir os 15.000$00, continuou nos 13.000$00. Os marítimos, vigilantes, pescadores, condutores profissionais, têm as suas reivindicações, mas, são ignorados. Os agricultores e trabalhadores rurais há 4 anos que sofrem com a seca e não encontram no governo qualquer apoio. Os professores e outros funcionários públicos aguardam por reclassificações, subsídios pela não redução da carga horária e promoções que nunca chegam», enumerou.
Diante de tudo isto, Joaquina Almeida apela a todos a participarem na manifestação deste sábado, na Praia. «Por isso, vamos todos sair à rua, amanhã, sábado, pelas 10H00, com concentração junto da PMI na Fazenda e apoiar a luta dos trabalhadores», avança, realçando ser importante a adesão de todos para esta importante causa em prol dos trabalhadores de Cabo Verde.
De recordar que em São Vicente, no Sal e na Boa Vista estão também previstas manifestaoes semelhantes promovidas por sindicatos filiados da UNT-CS. Imagem: Foto da manifestaão promovida pela UNC-CS na Praia.