MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Japão: Sismo 7.3, no sábado "é uma sequela do sismo de 2011" 16 Fevereiro 2021

No dia seguinte ao sismo de magnitude 7.3, os sismólogos avançam com a explicação de que se trata de um efeito do "enorme" sismo de março de 2011 que levou ao desastre nuclear de Fukushima e causou mais de 20 mil mortes.

Japão: Sismo 7.3, no sábado

O sismo deste sábado, 13, sem vítimas mortais e que causou pelo menos 140 feridos, não é nada mais que uma sequela do sismo seguido de tsunami, que atingiu em 11 de março de 2011 a região litorânea de Tohoku.

"A magnitude desse sismo de 2011, com nove graus na escala de Richter, é a explicação para a ocorrência deste recente sismo", disse o sismólogo Kenji Satake, da universidade de Tóquio.

"Apesar da sua magnitude, este sismo não podia ter desencadeado um tsunami, como o de 2011 que teve o seu epicentro aos 55 quilómetros abaixo do nível do mar", explicou o professor Kenji Satake.

A Agência Meteorológica do Japão afina pelo mesmo diapasão sobre o sismo que no sábado às 23: 07 atingiu a região nordeste do país: "Trata-se ainda do efeito do sismo de há dez anos", com a magnitude máxima e seguido de tsunami que causou ainda o desastre de Fukushima, lê-se no site da entidade.

Fontes: Times of Japan.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project