CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sismo de magnitude 3,9 na escala de Richter na ilha do Sal não representa perigo 22 Agosto 2020

O geofísico Bruno Faria, do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, disse esta quinta-feira, 20, que o sismo de magnitude 3,9 na escala de Richter registado na ilha do Sal foi um evento isolado e não periga a população.

Sismo de magnitude 3,9 na escala de Richter na ilha do Sal não representa perigo

Em conferência de imprensa na sede do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), no Mindelo, Bruno Faria referiu que o sismo foi registado a 14 quilómetros a oeste da costa da ilha, mais ou menos à mesma altura da zona de Buracona mas, foi um evento isolado, segundo a Inforpress.

“Estamos a fazer a monitorização permanente e não foi detectado nenhuma outra réplica, por isso poderemos considerar que é um evento isolado. Não há nenhum perigo para a população da ilha”, explicou o técnico.

De acordo com a mesma fonte, nos últimos tempos, naquela zona foram registados alguns sismos, mais concretamente, em Janeiro de 2018, mas nunca com uma magnitude tão elevada com a de 3,9.

“O máximo que tinha sido registado foi 2,8 mas isso foi há dois anos e sete meses”, afirmou Bruno Faria para quem, é preciso fazer um levantamento batimétrico, ou seja, estudar com precisão a profundidade naquela zona e ver se não há nenhum defeito geológico para saber, escreve a Inforpress.

No entanto, ressaltou que aquela zona tem uma profundidade do mar na ordem dos quatro mil metros e é de muito difícil acesso para se ter uma conclusão definitiva.

Questionado sobre a actividade sísmica nas ilhas do Fogo e Brava, o geofísico garantiu que o Fogo tem estado com um comportamento muito esquisito, com altos e baixos e que não está no seu estado normal”, embora explicou que isso não constitui novidade porque o “vulcão tem a sua vida”, sublinhando que a Brava regista, pelo menos, 10 sismos por dia, mas estes não são sentidos pela população e porque é considerada uma normalidade da ilha.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project