BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sistema das Nações Unidas realiza Reunião do Comité de Pilotagem do ONE UN – Cabo Verde 06 Dezembro 2022

No âmbito da implementação do Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, UNDAF (2018-2022), o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional realizam, esta quarta-feira, 07 de Dezembro, a Reunião do Comité de Pilotagem do ONE UN em Cabo Verde. O evento acontece no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, cuja cerimónia de abertura será co-presidida pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, e pela Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça.

Sistema das Nações Unidas realiza Reunião do Comité de Pilotagem do ONE UN – Cabo Verde

Esta reunião do Comité de Pilotagem tem como objetivo principal apresentar os principais resultados da implementação do Plano de Trabalho Conjunto referente ao ano de 2022, assinado entre o Governo de Cabo Verde e o Sistema das Nações em inícios deste ano.

Durante a reunião, será feita a análise, o planeamento estratégico e as parcerias conseguidas na resposta e recuperação à Covid-19, bem como a resposta às diversas crises, nomeadamente alimentar, energética e climática, que o país e o mundo enfrentam. Servirá igualmente para discutir novas parcerias para a implementação do novo Quadro de Cooperação entre Cabo Verde e as Nações Unidas, assinado com o Governo em Outubro último, segundo uma nota remetida a este diário digital.

Participam no encontro os Chefes de Agência e Equipa Pais das Nações Unidas em Cabo Verde, os membros do Comité de Pilotagem ONE UN ( representando o poder central e local), a sociedade civil e setor privado, como o Direção Nacional da Política externa, a Direção Nacional do Planeamento, a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, a Plataforma de ONG’s e a Câmara de Sotavento. Vão estar ainda presentes os principais parceiros de desenvolvimento e que apoiam Cabo Verde através das Nações Unidas.

Segundo a mesma fnte, regista-se a forte liderança do Governo no âmbito das reformas das Nações Unidas em curso, traduzidos até agora no estabelecimento da iniciativa do Escritório Comum, da iniciativa do “Delivering as One”, e, mais recentemente, nas reformas a nível do Secretariado e do Escritório da Coordenação consolidados no novo Quadro de Cooperação. Isto requer um modelo que permita ao Governo, as Nações Unidas e Parceiros de Desenvolvimento liderar o desenvolvimento e monitorar o impacto destas reformas na vida das pessoas e em atingir os ODS em Cabo Verde.

Conforme a organização do evento, o estabelecimento do Comité de Pilotagem responde aos acordos concluídos durante os vários diálogos, dos quais registaram-se “avanços positivos”, com vista a uma melhor articulação, diálogo e orientação estratégica das intervenções, no âmbito do Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em Cabo Verde (UNSDCF 2018-2022), cuja relevância é reconhecida pelo Governo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project