ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

“Só uma autarquia que valoriza os seus emigrantes é capaz de institucionalizar o Dia do Emigrante” – Fábio Vieira 13 Agosto 2023

O presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, considerou na noite de sábado, 12, que só uma autarquia que valoriza e reconhece a importância dos seus emigrantes é capaz de institucionalizar o Dia do Emigrante.

“Só uma autarquia que valoriza os seus emigrantes é capaz de institucionalizar o Dia do Emigrante” – Fábio Vieira

Na sua intervenção na gala dos emigrantes realizada na noite de sábado, no quadro das festas do Dia do Município, o autarca salientou que Mosteiros nunca seria o mesmo sem a contribuição dos seus emigrantes, que considera ser o “principal activo” de desenvolvimento do município.

Segundo o mesmo, os emigrantes contribuíram para a realização de “projectos importantes” no município, destacando a construção do Estádio Alírio de Pina, em Ribeira do Ilhéu, e na reconstrução da escola básica da mesma localidade.

“É na base deste reconhecimento temos trabalhado para inauguração de uma nova era nesta relação com a nossa diáspora, implementando projectos que visam reforçar a cooperação e promover um quadro que atrai e favoreça o investimento emigrante em áreas e sectores estratégicos para o desenvolvimento dos Mosteiros”, destacou Fábio Vieira.

A institucionalização do Gabinete do Emigrante, master plan de investimento municipal que “cria valor, gera riqueza e emprego”, intercâmbio social, cultural, empresarial e outros foram apontados por Vieira, para quem Mosteiros está “mais desenvolvido e mais competitivo” e, sobretudo, com “melhor qualidade de vida”.

Para justificar o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida, alistou algumas obras realizadas no seu mandato de cerca de três anos à frente da autarquia dos Mosteiros, como a construção do campo de futebol de Ribeira do Ilhéu, construção da orla marítima do Beco, ligação de água a mais de 250 famílias, extensão da rede de água em Atalaia (norte) e Relva (sul), a construção das praças de Ansião, Azambuja, Amadora e de Corvo e parques infantis de Queimada Guincho, Igreja e Fonsaco.

A asfaltagem de pouco mais de seis quilómetros de estrada cujo contrato de consignação foi assinado na semana passada, a construção da escola de Ribeira do Ilhéu, cujo contrato de adjudicação foi celebrado sábado, 12, e do complexo educativo para Zona Alta dos Mosteiros, mais de 70 casas de famílias de baixa renda e requalificação da escola e jardim infantil de Cutelo Alto, são outros projectos apontados pelo edil.

O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros salientou que é sempre importante partilhar momentos do género com os emigrantes, lembrando que este ano a gala distinguiu três associações de emigrantes no exterior, nomeadamente Luxemburgo e Estados Unidos da América, pelo contributo dado em prol do desenvolvimento.

“Esta gala não é mais nem menos que uma homenagem que rendemos todos os anos aos nossos emigrantes. É uma forma de retribuir-lhes todo o apoio e colaboração que têm tido no processo de desenvolvimento”, declarou.

Fábio Vieira apelou a todos os emigrantes que continuem a acreditar no município, continuem a investir e a promover o desenvolvimento social e económico dos Mosteiros. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project