INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Soldados ucranianas a marchar de saltos — "Sr. Ministro da Defesa, faça o mesmo" 05 Julho 2021

A celebração da independência em 24 de agosto vai ter um desfile das militares em sapatos de salto, revelou a agência de comunicação do exército Armyinform. As fotos de jovens soldados a desfilar em camuflados e sapatos de salto alto indignam e levam a condenar o "sexismo" do Ministério da Defesa.

Soldados ucranianas a marchar de saltos —

As jovens soldados têm trezentas e sessenta horas para se prepararem para o desfile em sapatos de salto alto. Duas vezes por dia, um total diário de quatro horas de marcha durante três meses, conta o Kiev Post.

A medida castrense para o dia da independência surge a par de um novo padrão de marcha adaptável a esta inusitada troca das botas por sapatos feminis: elas levantam os pés a uma altura de 10 a 15 centímetros, menos 5 cm do que no anterior regulamento.

O Movimento das Veteranas pergunta: "Porque é que elas têm de suportar longos exercícios em cima do asfalto quente do verão? Mostrem ao mundo a ucraniana que é mulher guerreira corajosa — corajosa e invencível".

Uma deputada da oposição, Iryna Gerashchenko, considera o desfile "sexista" e lembra que mais de trinta e uma mil mulheres servem no exército ucraniano, que inclui ainda mais de quatro mil graduadas. É o exército europeu com maior proporção de mulheres, para a defesa dos 603.628 quilómetros quadrados do maior país totalmente no continente europeu.

A líder parlamentar Olena Kondratyuk faz lembrar que mais de 13.500 ucranianas lutaram contra os separatistas em 2014.

Um estado de espírito medieval

"Indignado com o vergonhoso desfile", o politólogo Vitaly Portnikov escreveu este sábado que "um estado de espírito medieval" domina na Ucrânia, apesar da contribuição das mulheres para a independência e defesa da pátria.

Marchar em saltos altos: "Sr. Ministro da Defesa, faça o mesmo", reclamam vozes que querem ver o ministro Andriy Taran a retirar as novas instruções e a apresentar desculpas públicas.

Fontes: BBC/ Le Figaro. Foto AFP: Preparativos do desfile do 30º ano da independência.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project