CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sopas, colheradas de Energia 08 Janeiro 2010

Além de proporcionarem um excelente início de refeição, estas sopas são muito saborosas e verdadeiramente revigorantes. Prove-as!

Sopas, colheradas de Energia

SOPA DE CARNES

Ingredientes:
1 chispe de porco
100g de bacon
1 chouriço
1 cebola
1 dente de alho
2 cenouras
50g de massa espaguete
200g de couve
400 g de batatas
E sal q .b.

Preparo:
Coza o chispe na panela de pressão com água, o bacon, o chouriço, a cebola, o alho, a hortelã e tempere de sal a gosto. Retire e reserve 1,5 l do caldo de cozedura. Corte o chispe, o chouriço e o bacon aos cubos e reserve. Passe o caldo por um passador e leve-o ao lume. Junte as cenouras cortadas aos cubos e o espaguete partidos e coza durante dez minutos. Junte a couve, a batata e o nabo aos cubos e deixe cozinhar durante mais sete minutos. Rectifique os temperos e sirva de corada com hortelã.

SOPA DE NABOS

Ingredientes:
4 nabos pequenos com rama
400 g de batatas
2 cebolas
2 dentes de alho
1 dl de aceite
1 alho-porro
1,2 dl de água,
1 dl de natas
Água e sal q.b.

Preparo:
Retire a rama aos nabos e lave-a. Coza-a em água temperada de sal e reserve. Descasque os nabos e as batatas e corte-os aos pedaços. Corte igualmente as cebolas e os alhos e refogue-os no azeite. Junte o alho-porro às rodelas, e deixe refogar. Adicione a água e tempere com sal. Acrescente os nabos e as batatas e deixe cozer lentamente ao lume brando. Triture e envolva bem as natas. Junte a rama que reservou, rectifique os temperos e sirva.

SOPA DE FEIJÃO ENCARNADO

Ingredientes:
250 g de feijão encarnado
200 g de batata
1 cebola
0,5 dl de azeite
1,2 l de água
1 cenoura
80 g de massa ( conchas)
Sal q.b.

Preparo:
Demolhe o feijão de véspera descasque as batatas e a cebola e corte-as grosseiramente. Coza o feijão. Coloque uma panela ao lume com o azeite.,a cebola e a batata. Deixe suar. Regue com a água, tempere de sal e deixe cozer. Entretanto, descasque a cenoura e corte-a em rodelas. Junte o feijão à sopa, reservando alguns para guarnecer. Triture a sopa e passa-a pelo passador. Leve novamente ao lume, deixe ferver e acrescente a cenoura e a massa. Deixe cozer e junte feijão que reservou .Rectifique os temperos e sirva.

Sugestão:
Substitua a cenoura por abóbada e acrescente um chouriço de carne ao feijão antes de cozê-lo.

SOPA DE BACALHAU

Ingredientes:
Postas grandes de bacalhau, demolhado
1 cebola grande, finamente picada
4 colheres de sopa de azeite
200 g de pão caseiro duro
Açafrão
Coentros ou salsa, picados
Sal e pimenta, a gosto
Preparação:
Coza o bacalhau em bastante água, retire-lhe as peles e as espinhas e faça-o em lascas fininhas. Reserve a água. Parta o pão, em fatias finas e pequenas, para dentro de uma taça, junte-lhe o bacalhau desfiado e parte da água onde cozeu o bacalhau. Deixe amolecer o pão.

SOPA DE ERVAS FRESCAS

Ingredientes:
1 molho de ervas frescas (salsa, manjericão, coentros e hortelã)
1 litro de caldo de galinha
3 batatas médias
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola cortada em pedaços pequenos
2 dentes de alho esmagados
Sal e pimenta moida q.b.

Preparação:
Descasque as batatas, lave e rale-as grosseiramente, para uma tigela de água gelada. Reserve. Lave as ervas, seque, separe as folhas e pique-as finamente. Numa panela com o azeite, refogue a cebola e o alho até que a cebola fique macia. Adicione as batatas escorridas e cozinhe por mais cinco minutos. Mexa de vez em quando. Junte o caldo de galinha, as ervas, o sal e a pimenta. Reduza o lume e cozinhe por mais 10 minutos, até as batatas ficarem bem macias. Rectifique o sal e retire do lume.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project