CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sopas deliciosas para aquecer os dias frescos 14 Janeiro 2012

Nos dias mais frescos o nosso corpo pede um alimento quente, nós costumamos pensar que tempo frio é sinónimo de gordurinhas a mais escondidas sob o casaco - afinal, quem não merece um chocolate quente ou um prato mais calórico nesta época do ano? Mas a estação não significa, de forma alguma, a herança de alguns quilos extra. As sopas são ideais para o clima frio e para a boa forma: quentinhas, leves e nutritivas.

Sopas deliciosas para aquecer os dias frescos

E sopa tem é história! Dizem por aí que foi a primeira comida inventada pelo ser humano, lá nos tempos das cavernas, quando as carnes da caça eram cozidas em água. De lá para cá, os caldos só evoluíram, passando a ser cada vez mais incrementados e apetitosos. Reza a lenda que um rei francês, no ápice de sua excentricidade ou gulodice, fez com que dois de seus cozinheiros elaborassem mais de 200 tipos diferentes!

Nada é mais saboroso do que tomar uma sopinha quentinha numa noite de Inverno, para afastar o frio, elas podem ter a forma de caldos ou cremes, de acordo com a preferência do seu paladar. O asemanaonline preparou algumas receitas de sopas, para aquecer esses dias fresquinhos.

SOPA JULIANA


INGREDIENTES:

- 2 cenouras medias

- 1/2 Couve Lombarda

- 2 Cebolas

1 Nabo pequeno

- 1 Batata media

- 1/2 dl de Azeite

- Sal q.b.

PREPARAÇÃO:

Corte todos os Legumes às tiras finas com excepção da Cenoura, que deverá ser ralada.
Numa panela com 1 litro de Água, junte todos os ingrediente até ficarem bem cozidos.
Adicione Sal e Azeite e deixe ferver mais 5 minutos.
Sirva quente com pão frito cortado em cubos.

SOPA DE PEIXE


INGREDIENTES:

- 2 postas de pescada

- 1,2l de água

- sal q.b.

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 1dl de azeite

- 1 colher de chá de colorau em pó

- 2 tomates maduros

- 2 cenouras

- 100gr de massa a gusto

- 1 ramo de coentros

PREPARAÇÃO:

Cozer o peixe na água temperada com sal por cerca de 5 minutos. Retirar o peixe com uma escumadeira e reservar o caldo. À parte refogar a cebola e os alhos, ambos picados, no azeite. Juntar o colorau e o tomate aos pedaços (sem pele nem sementes) e deixar refogar até ficar macio. Acrescentar as cenouras cortadas aos cubos e regar com o caldo da cozedura do peixe. Passados 10 minutos após ter levantado fervura adicionar a massa. Deixar cozer mais 10 minutos e no final acrescentar o peixe, sem espinhas e previamente desfiado. Rectificar os temperos e servir polvilhado com os coentros picados.

SOPA CREMOSA DE GAMBAS


INGREDIENTES:

- 750 ml de água

- 100 ml de natas liquidas

- 1 kg de gambas

- 1 folha de louro

- 80 gr de manteiga

- Sal e pimenta q.b.

- 4 fatias de pão

- tomilho em pó q.b.

PREPARAÇÃO:

Coloca ao lume, uma panela com água, louro, 1 pitada de tomilho, sal e pimenta. Quando ferver deite as gambas inteiras e deixe cozer durante 10 minutos. Transcorrido o tempo, escorra (reserve a água) e deixe-as arrefecer. Descasque-as. Coe a água da cozedura. Numa panela grande dissolva a manteiga em lume lento. Junte as gambas, e sem deixar de mexer, deixe-as fritar uns instantes. Deite a água da cozedura. Junte as natas e uma pitada de tomilho, deixe cozer uns minutos, mexendo e sem deixar que ferva. Sirva com fatias de pão.

SOPA DE CENOURA COM LARANJA

INGREDIENTES:

- 450 g de cenoura, em rodelas finas

- 2 colheres (sopa) de manteiga

- 1 cebola picada

- 1 colher (chá) de raspas de laranja

- 2 chávenas (chá) de caldo de legumes

- ¼ colher (chá) de sal

- pimenta a gosto

- natas e salsa para guarnecer

PREPARAÇÃO:

Coloque a manteiga e a cebola numa tigela refractária (2 litros). Cozinhe na potência alta (100%) por 45 segundos. Acrescente a cenoura, as raspas de laranja e 1/2 chávena (chá) do caldo de legumes. Cubra e cozinhe na potência alta por 12 minutos, ao até a cenoura ficar macia, mexendo duas vezes. Passe a mistura pelo liquidificador, até ficar cremosa. Recoloque na tigela. Adicione o caldo restante e o sal; tempere a gosto com a pimenta. Cubra e cozinhe na potência alta por 4 minutos, mexendo a meio da cozedura.

CREME DE ERVILHAS COM BACON

INGREDIENTES:

- 1 cebola;

- 400 g de batatas;

- 100 gr de alho francês;

- 1,2 dl de azeite;

- 300 g de ervilhas cozidas;

- 2 fatias de Bacon;

- Sal q.b.

PREPARAÇÃO

Descasque a cebola e as batatas e corte-as aos bocadinhos. Arranje o alho francês e corte-o igualmente ao pedacinhos. Tempere com sal e acrescente o azeite; leve os legumes a cozer. À base da sopa acrescente as ervilhas cozidas, reservando 2 c. (de sopa) para a decoração. Triture e leve novamente o preparado ao lume. Enquanto isso, leve o bacon ao forno, até ficar crocante. Retire-o e corte-o em tirinhas. Retire a sopa do lume, acrescente-lhe as ervilhas reservadas e sirva-a com as tirinhas de bacon.

CREME DE ABÓBORA COM ESPINAFRES


INGREDIENTES:

- 700g de abóbora limpa e partida em pedaços

- 1 batata media

- 1 cenoura

- 1 cebola

- 100g de espinafres

- sal q.b.

- 1colher de sopa de azeite

PREPARAÇÃO:

Lave e descasque a batata, a cenoura e a cebola e corte-as em pequenos pedaços. Junte a abóbora. Leve uma panela ao lume com o azeite e salteie os legumes durante uns minutos. Acrescente depois água a ferver (eu uso a cafeteira electrica para aquecer a água) até cobrir os legumes. Tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar em lume brando durante 15 a 20 minutos. Ao fim deste tempo passe a sopa com a varinha mágica de modo a ficar bem cremosa. Se achar que a sopa está muito grossa, junte um pouco mais de água até ficar com a consistência desejada. Rectifique de sal. Volte a colocar a sopa ao lume e deixe levantar fervura. Acrescente depois os espinafres previamente lavados e escorridos e deixe cozinhar mais uns minutos.

CREME DE LEGUMES COM OVO


INGREDIENTES:

- 1,5 kg de batatas

- 300 g de cebola

- 1alho francês

1 kg de ervilhas

- l de caldo de galinha

- 4 pés de hortelã

- 2 dl de natas

- margarina

- oleo

- água e sal q.b.

PREPARAÇÃO:

Descasque, lave e corte em pedaços a batata. Descasque, lave e pique a cebola. Lave e pique o alho francês. Aloure a batata, a cebola, o alho francês e as ervilhas na margarina e óleo. Retire as ervilhas e reserve. Adicione o caldo de galinha ao refogado e deixe cozer. Triture, quando estiver tudo cozido, passe pelo passador chinês e leve novamente ao lume e deixe ferver. Rectifique os temperos, perfume o creme com a hortelã e ligue com as natas. Coza as ervilhas em água temperada com sal. Emprate o creme em terrina ou prato individual, guarneça com as ervilhas e sirva bem quente.

CANJA DE BACALHAU


INGREDIENTES:

- 1 posta de bacalhau

- 1 cebola

- 3 colheres de sopa de azeite

- 2 dentes de alho

- 1 folha de louro

- 4 colheres de sopa de arroz

- 1 colher de sopa de coentros picados

- Sal q.b.

PREPARAÇÃO:

Demolhe o bacalhau de um dia para o outro. No dia seguinte leve-o a cozer, em água temperada com sal. Pique a cebola e os alhos e refogue-os no azeite, junto com a folha de louro. Quando a cebola estiver macia, junte a água da cozedura do bacalhau e deixe levantar fervura. Adicione o arroz, os coentros e o bacalhau às lascas. Rectifique de tempero e deixe ferver durante cerca de 25 minutos.

CANJA COM MIÚDOS


INGREDIENTES:

- 500 g de peito de galinha com ossos

- miúdos de 2 galinhas

- 1 cebola

- sal q.b.

- 1 chávena de arroz

- 1 gema grande

- 1 limão

PREPARAÇÃO:

Limpe a carne e os miúdos, lave e escorra bem. Leve com água ao lume e, quando ferver, junte-lhe as carnes, a cebola inteira descascada e um pouco de sal. Tape e cozinhe até a carne ficar macia. Rejeite a cebola, coe o caldo e leve-o de novo ao lume.
Junte mais água até perfazer 1 e 1/2 litro. Quando retornar a fervura, adicione o arroz lavado e escorrido. Rectifique o sal e cozinhe até o arroz abrir. Junte a carne e os miúdos cortados. Numa tigela, bata a gema, junte-lhe algumas colheres de caldo quente e deite na canja. Misture e retire do lume. Já nos pratos, aromatize a canja com sumo de limão.

CALDO VERDE


INGREDIENTES:

- 200 g de couve galega cortada em caldo-verde

- 500 g de batata

- 50 g de chouriço

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 1,5 l de água

- 1 dl de azeite

- sal

PREPARAÇÃO:

Coza as batatas descascadas com a cebola, o chouriço e os dentes de alho em litro e meio de água temperada com o sal e metade do azeite. Retire o chouriço, esmague tudo o resto e leve novamente ao lume. Assim que estiver a ferver adicione a couve. Deixe cozer com o recipiente destapado só o tempo suficiente para a couve deixar de saber a crú. Verifique o tempero e adicione o resto do azeite. Corte o chouriço em rodelas, distribua-as pelos pratos e regue com o caldo-verde.

Elsa Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project