CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Startup Weekend está de volta com eventos presenciais 09 Novembro 2021

Após um ano sem ter realizado o evento em formato presencial devido a pandemia a Cheetah Start em parceria com o PNUD, o Startup Weekend (SW) voltará a ser presencial - um dos maiores eventos de empreendedorismo do país - realizando um total de sete edições a nível nacional, distribuídos em seis ilhas diferentes, com seis temas distintos e capacidade para abraçar 350 empreendedores em todo o país.

Startup Weekend está de volta com eventos presenciais

Segundo um comunicado enviado ao Asemanaonline, este ano o Startup Weekend se realiza de 05 de novembro a 19 de dezembro, percorrendo seis ilhas do país, como forma de promover o empreendedorismo. A primeira edição realizou-se na ilha do Sal, mais precisamente, em Santa Maria sob o tema Travel & Tourism e a última edição do Startup Weekend 2021, será realizada em São Nicolau, na cidade da Juventude (Ribeira Brava), trazendo como tema “Next Gen”, isso porque pretende demonstrar que está, nas mãos dos mais jovens, o poder de fazer desenvolver a ilha do Chiquinho.

“Embora cada edição, em cada ilha, conte com um tema, o SW2021 estará, como sempre, de portas abertas para receber qualquer ideia de negócio, em qualquer área. Prevê-se uma lotação máxima de participantes em cada ilha, garantindo as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde”, lê-se no documento.

Ainda de acordo com a mesma fonte, os participantes do evento contarão com workshops diversos, palestras com empresários bem-sucedidos, e encontros com mentores de topo. As datas das edições acontecem com temas diferentes, em várias ilhas, designadamente 05 a 07 de novembro - Travel & Tourism (Santa Maria - Sal); 12 a 14 de novembro - Sustainability (São Filipe - Fogo); 19 a 21 de novembro - Woman (Santa Cruz – Santiago); 26 a 28 de novembro - Bluetech (Mindelo – São Vicente); 03 a 05 de dezembro - Sustainability (Ribeira Grande – Santo Antão); 10 a 12 de dezembro - Fintech (Praia – Santiago); 17 a 19 de dezembro - Next Gen (Ribeira Brava – São Nicolau).

Sabe-se ainda que todos os eventos serão precedidos de dois webinares, sendo um primeiro sobre desafios e oportunidades em relação ao tema do evento, e um segundo com a partilha da experiência de quem conhece o mercado. Aconselha-se aos interessados a estarem atentos à página do Facebook do Startup Weekend Cabo Verde, para mais e melhores informações.

Sobre a Cheetah Start

Segundos os promotores da iniciativa, Cheetah Start é uma Organização Não Governamental (ONG) que tem realizado atividades em todas as ilhas do país, procurando estimular o empreendedorismo e a inovação, de modo a facilitar a criação de novos negócios e a inovação em negócios existentes, buscando como resultado o aumento do rendimento de empreendedores e a geração de empregos locais. Para isso, tem vindo a realizar encontros de networking, workshops, formações, competições e outras atividades, em todo o país.

Melhores ideias e apoio do PNUD

Desde 1966, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tem feito parcerias em diferentes instâncias da sociedade para ajudar na construção de nações que possam resistir a crises, sustentando e conduzindo um crescimento capaz de melhorar a qualidade de vida para todos. Presente em aproximadamente 170 países e territórios, o PNUD oferece uma perspetiva global aliada à visão local do desenvolvimento humano para contribuir com o empoderamento de vidas e com a construção de nações mais fortes e resilientes.

De ressaltar que o Startup Weekend é um evento internacional que se realiza em mais de 150 países, apoiado pela Google for Startups. “No fim de semana do Startup Weekend os empreendedores dispõem de 54 horas para discutir as melhores ideias, formar equipas, criar modelos de negócios e definir a estratégia a seguir para validar e implementar as suas start-ups”, salienta a organização, em comunicado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project