LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Subida de crimes sexuais contra menores na internet preocupa Governo de Macau 03 Mar�o 2023

O secretário para a Segurança de Macau demonstrou hoje preocupação com o “aumento óbvio” do "abuso sexual de menores através da internet" em 2022, apesar da criminalidade ter caído para o nível mais baixo em quatro anos.

Subida de crimes sexuais contra menores na internet preocupa Governo de Macau

De acordo com dados divulgados hoje, as forças de segurança da região administrativa especial chinesa detetaram 27 casos de abuso sexual de menores no ano passado, mais nove do que em 2021.

Questionado pela Lusa, o secretário Wong Sio Chak admitiu durante uma conferência de imprensa não ter dados concretos sobre quantos casos de abuso sexual de menores envolveram a internet, nomeadamente redes ou plataformas sociais.

Wong disse ser “provável que a suspensão de aulas ou o ensino online”, implementados devido à pandemia de covid-19, tenha dado aos jovens “mais tempo para usar as redes ou plataformas sociais online para fazerem amigos”.

O responsável defendeu a importância do “reforço da educação sexual e a prevenção” dos crimes de abuso sexual de menores, que, segundo disse, “são facilmente enganados e prejudicados por malfeitores”.

“É uma questão social, tem de obter atenção de toda a sociedade, dos pais, das escolas”, disse o secretário.

Wong revelou ainda que a Polícia Judiciária de Macau “desvendou vários casos de disseminação de vídeos pornográficos relacionados com menores através da internet” desde que aderiu em 2020 a um projeto internacional de combate a este crime.

O secretário notou que, devido à pandemia, “os crimes tradicionais de burlas e extorsão, por influência da pandemia, também passaram a ser praticados através da internet”.

As forças de segurança de Macau registaram 1.315 casos de burla, mais oito do que em 2021, e 138 casos de extorsão, mais 39.

Wong sublinhou que “os criminosos começaram a tirar proveito do pânico do público para criar várias burlas relacionadas com a epidemia”, assim como, desde junho, burlas com a encomenda de alimentos ou produtos alimentares.

O responsável mencionou ainda a ocorrência de 92 crimes de extorsão por ’nude chat’ e 67 casos de pessoas enganadas pelo chamado “falso ’enjo kosai’”, jovens acompanhantes com possibilidade de serviços sexuais.

O secretário disse que, graças a um mecanismo de alerta para suspensão de transações suspeitas e cessação de pagamento, a polícia de Macau conseguiu recuperar cerca de 3,7 milhões de patacas (cerca de 431,2 mil euros) em 26 casos.

Com o fim da política de ’zero covid’ em Macau, em meados de dezembro, a cidade registou em janeiro mais de um milhão de visitantes, numa subida de 101,3% em termos anuais, e as receitas do jogo tiveram o melhor arranque dos últimos três anos.

Wong admitiu que as forças de segurança preveem “o ressurgimento de burlões da troca de dinheiro”, assim como “um certo aumento do número de crimes dos casos em geral”, com a retoma do turismo.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project