MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Subtraiu Plutão para evitar somar planetas ao Sistema Solar 10 Novembro 2022

Há dias assim, em que se entra por acaso numa ’hiace’ e nos deparamos com matéria exoplanetária, q.b. para pôr a trabalhar as celulazinhas entre pretas e brancas. Substancial contributo do menino de bata azul-celeste cujo pai eleva acima dos assentos de estofo puído o artístico Sistema Solar do seu ’Leonardo’ da Caiada (será?).

Subtraiu Plutão para evitar somar  planetas ao Sistema Solar

O Sistema Solar passou a contar com menos um planeta em 2005, ano da descoberta do planeta-anão Éris nos confins do nosso sistema solar.

Um dilema se pôs logo ao cientista Michael ’Mike’ Brown e à sua equipa do Instituto Astronómico da Califórnia. Classificar o novo corpo astronómico como planeta-anão e manter a mesma classificação ao nono planeta do Sistema Solar ia contra a lógica, já que "o planeta Plutão" era objetivamente menor que o "planeta-anão Éris".

Éris, a discórdia

O mitónimo Éris escolhido em 2005 tem razão de ser: Éris era a deusa grega da discórdia, que provocou a Guerra de Troia. Em 2005, a descoberta do "planeta" lançou a discórdia entre os astrónomos quanto à definição de um planeta e causou, indiretamente, a descida de estatuto de Plutão de "planeta" para "planeta-anão".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project