INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Suécia-Eleições: Extrema-direita anti-imigração no poder 12 Setembro 2022

Nas legislativas deste domingo para eleger os 349 membros do Riksdag (parlamento), os suecos confrontados com uma possível associação entre o crime e a imigração votaram de tal modo que o resultado definitivo só será conhecido a partir de quarta-feira 14. Entretanto, a contagem dá vantagem ao partido ’Democratas da Suécia’ que lidera a coligação de apoio a Ulf Kristersson que já se perfila como o líder do próximo governo, de novo uma coligação mas desta vez na extrema-direita.

Suécia-Eleições: Extrema-direita anti-imigração no poder

49,8%-49,2%: logo após o fecho das mesas e a partir de uma sondagem à boca-de-urna, a vitória à tangente foi primeiro atribuída à coligação de quatro partidos de centro-esquerda que apoiou a primeira-ministra social-democrata, Magdalena Andersson.

A celebração foi no entanto prematura, porque a contagem voto a voto foi indicando o avanço da extrema-direita. A projeção mais recente dá à coligação encabeçada pelos ’Democratas da Suécia’ 176 dos 349 assentos parlamentares.

O partido xenófobo, que se autointitula nacionalista e foi criado em 1988 por um movimento neo-nazi, entrou no parlamento com 5,7 por cento em 2010. Em 2018 atingiu 17,5% e hoje ambiciona ultrapassar os 20%.

Porém não será o líder Jimmie Akesson (foto à d.ta) a chegar à primatura, mesmo se se confirmar a maioria: será sim Ulf Kristersson, de acordo com o acordo prévio da coligação que reúne o centro-direita , a direita e extrema-direita.

As eleições gerais, quadrienais, elegem os deputados nacionais e estes elegem o primeiro-minstro. Este ano sucede o mesmo que em 2018, em que a vitória foi para os Sociais-Democratas (S) liderados por Stefan Löfven, mas não foi este líder do partido mais votado o chefe de governo.

Fontes: Swedishnews.se/Telegraf.se/ ... Fotos (Reuters/AFP).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project