INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Suécia: Prisão perpétua para duplo homicida em liceu de Malmö 10 Setembro 2022

O ataque com "um machado e um punhal" resultou no duplo homicídio, de duas professoras "nos 50 anos" de idade, numa escola secundária de Malmö em março. Esta quinta-feira, um aluno de 18 anos foi sentenciado à prisão perpétua pelo crime — "com requintes de malvadez" — cujo motivo o tribunal não pôde esclarecer.

Suécia: Prisão perpétua para duplo homicida em liceu de Malmö

"Foram dois assassínios brutais, com grande sofrimento para as vítimas que passaram pela cruel experiência de uma morte pavorosa". disse o juiz Johan Kvart na leitura da sentença.

O tribunal da terceira cidade sueca deu por provado que Fabian Cederholm cometeu o duplo homicídio durante o ataque que fez à Malmö Latinskola/Escola Latina de Malmö, escola de artes criativas onde nesse dia 21-3-2022 se encontravam meia centena de pessoas, entre alunos e professores, que tiveram de se barricar nas salas de aula.

A polícia chamada às 17:12 entrou na escola às 17:22, momento em que deparou com as vítimas Victoria Edstrom e Sara Book — que iriam falecer horas depois no hospital.

Houve várias chamadas para a polícia e entre elas a do homicida, que deu indicações de onde estava e disse ter atacado pessoas, mas que já não estava mais armado e se preparava para se entregar.

Isso pode indiciar que as duas seriam o alvo. Mas seis meses depois encerrou-se o julgamento sem conseguir esclarecer o motivo, apesar da declaração inicial de um dos responsáveis da investigação, o comissário Åsa Nilsson, sobre "o trabalho a fazer para compreender o que motivou este crime".

A polícia — após prender o atacante e fazer a retirada das 50 pessoas — fez buscas em todo o estabelecimento. "Não há indicação" de existirem mais atacantes, segundo comunicou nesse final de tarde a autoridade policial.

Perpétua. A pena apesar do nome mantém o detido na prisão entre 20 e 25 anos. O homicida de 18 anos é "a mais jovem pessoa condenada à prisão para toda a vida", reportam os media suecos.

Fontes: BBC/Telegraf.se/Swedishweekly/NYTimes.... Foto: A polícia chamada às 17:12 entrou às 17:22 na escola de artes criativas da Malmö Latinskola/Escola Latina de Malmö — que foi fundada "por privilégio papal" em 1406 "para ensinar doutrina cristã e a gramática", latina.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project