INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Suécia julga juiz iraniano participante em massacre de 1988 — 33 mil execuções, 4.482 estudantes 03 Agosto 2021

A justiça da Suécia está a julgar um iraniano, Hamid Nouri de 60 anos, um dos acusados das execuções, em prisões no Irão, de mais de trinta e três mil presos políticos entre julho e dezembro de 1988. O Ministério Público em Estocolmo conseguiu invocar o princípio de ’jurisdição universal de crimes graves’ para poder fazer a acusação contra o magistrado iraniano que foi detido em novembro de 2019 ao entrar no país nórdico para visitar familiares.

Suécia julga juiz iraniano participante em massacre de 1988 — 33 mil execuções,  4.482  estudantes

Iniciado em 08 de junho, o julgamento de Hamid Nouri(foto) foi anunciado como "o maior caso judicial na história da Suécia", segundo tuìtou o ex-prisioneiro político Iraj Mesdaghi, que é um dos queixosos.

O massacre nas prisões iranianas vitimou 4.482 jovens, 10% dos quais do sexo feminino, entre julho e agosto de 1988. Mas não pode ser julgado como genocídio/crime contra a humanidade, que só foi incluído na eleição sueca em 2014.

Segundo ativistas de direitos humanos, milhares de pessoas — incluindo menores (fotos) — foram mortas sem julgamento nas prisões iranianas por ordem do guia supremo, o aiatolá Ruhollah Khomeini.

Presidente-eleito Ebrahim Raisi: líder de comissão da morte em 1988

A memória das alegadas cinco mil vítimas da execução de 1988 voltou a ser evocada nos últimos dias, na sequência da eleição do juiz clerical xiita Ebrahim Raisi como presidente do Irão (Presidencial no Irão: Juiz clerical Ebrahim Raisi eleito, 19.jun.021).

O presidente-eleito, de 61 anos, cuja tomada de posse está marcada para a sexta-feira, 5, é suspeito de ter montado tribunais secretos para julgar os prisioneiros políticos.

Fontes: AFP/BBC/Twitter/. Fotos: Hamid Nouri. Mais de 33 mil prisioneiros — 4.482 estudantes do ensino secundário e universitário — foram executados em 1988.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project